Temperamento pesa contra Rogério Ceni, alvo do Vasco para substituir Barbieri
Sexta-feira, 30/06/2023 - 13:49
É certo que o Vasco terá um novo técnico para a sequência da temporada. A grande questão é quem será esse profissional e, no momento, há questões que pesam contra cada nome avaliado pelo departamento de futebol. Até o trabalho feito por Maurício Barbieri influencia nos bastidores.

Segundo apurou a ESPN, há um consenso que o treinador demitido após a derrota para o Goiás tinha uma rotina de trabalho satisfatória. Uma pessoa ouvida pela reportagem chegou a dizer que "será muito difícil alguém chegar e treinar como Barbieri treinava".

Essa percepção pesa para a escolha do substituto, e a diretoria do Vasco também sabe que não tem margem de erro, tanto pela situação financeira do clube, quanto pelo momento em campo, lutando contra a zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

No momento, o comando cruz-maltino avalia prós e contras de nomes do mercado nacional. Uma das possibilidades mais fortes no momento, Rogério Ceni é visto como qualificado e vitorioso. Mas pesa contra ele o temperamento, de quem já reclamou publicamente no São Paulo, seu último trabalho, sobre estrutura, por exemplo.

Outro nome ventilado, Roger Machado também não traz segurança na direção, já que não teve sucesso em seus últimos trabalhos em clubes de maior expressão. Jair Ventura, técnico que dirigiu Pedro Raul em 2022, melhor ano da carreira do atacante, também foi lembrado. Contra ele, pesa o conceito de jogo, visto como reativo. O diagnóstico interno é que o Vasco tem time para propor.

Mais ou menos na mesma linha encontra-se o nome de Zé Ricardo. Por mais que a memória afetiva do torcedor remeta a um bom trabalho ano passado, sabe-se que o sarrafo da Série B é menor – e que o Vasco vinha tendo uma campanha boa com um futebol de poucas ideias.

Além dessas questões, há o lado financeiro, que não permite o investimento no momento em um técnico estrangeiro. O clube também entende que profissionais do mercado externo, em especial europeus, não topariam também assumir um time lutando contra o rebaixamento.

Enquanto não encontra a solução, o Vasco segue com William Batista, treinador do sub-20, em cenário avaliado a cada resultado. Após a vitória sobre o Cuiabá, um novo resultado positivo no clássico contra o Botafogo, ou mesmo uma atuação convincente, dará ao jovem técnico sobrevida até o jogo contra o Cruzeiro – e, por consequência, mais tempo para a direção buscar o nome "ideal" para o comando.



Fonte: ESPN