Relembre 6 promessas não cumpridas pela Vasco da Gama SAF
Sexta-feira, 09/06/2023 - 09:47
Atolado na penúltima colocação do Campeonato Brasileiro, o Vasco tem frustrado seus torcedores, que incomodados com a situação, têm relembrado promessas ainda não cumpridas por parte da SAF que adquiriu o futebol do clube. Confira as principais:

Igualdade de condições com o Flamengo

Uma das mais lembradas é a declaração dada por Josh Wander, sócio majoritário da 777 Partners, empresa norte-americana que adquiriu a SAF do clube. Em março de 2022, quando ainda estava nos trâmites burocráticos para a aquisição da Sociedade Anônima de Futebol, o executivo declarou antes da semifinal do Estadual: "Essa vai ser a última vez na história que o Vasco vai jogar contra o Flamengo com desvantagem no orçamento".

Este ano, porém, isto esteve longe de acontecer. Além da questão orçamentária ficar distante de ser equiparada, em campo isso também não se igualou. Após uma vitória por 1 a 0 na Taça Guanabara, o Cruz-maltino perdeu para o rival nas semifinais por 3 a 2 e 3 a 1, e foi goleado no Campeonato Brasileiro por 4 a 1.

'O torcedor do Vasco não vai sofrer mais'

Contratado para ser o coordenador-técnico da SAF, Abel Braga foi outro que "deixou o vascaíno sonhar", e agora tem sido cobrado pela promessa.

Passado o sufoco do acesso na última rodada da Série B contra o Ituano, Abel disparou para a própria Vasco TV: "Eu preciso dizer uma coisa: o torcedor do Vasco não vai sofrer mais. Acabou. O sofrimento foi até o jogo do Ituano".

Elenco até 90% fechado em abril

Em janeiro, o diretor-executivo, Paulo Bracks, deu um panorama da montagem de elenco do Vasco para a temporada. Segundo ele, naquela época, o grupo estaria montado em até 90% em abril.

"O elenco não está fechado, nós estamos em janeiro. O planejamento nosso é que no início de abril a gente tenha 80% ou 90% do elenco fechado. Daqui até abril nós temos três meses em que movimentos acontecerão, tanto de entrada quanto também de saída, o que é natural", disse na ocasião.

Na semana passada, já com a alta cobrança por resultados, Paulo Bracks concedeu uma entrevista coletiva e falou sobre a declaração:

"Quando falei de 80% a 90% do elenco, vou ficar com 80%. Montamos 80% do elenco que queríamos, dentro do possível pelo orçamento. A conta é fácil: se trabalharemos em um elenco de 30 jogadores, e faltam 20%, faltam seis jogadores. Não garanto que contrataremos seis jogadores, mas os 80% eu reafirmo que conseguimos cumprir".

'Ombro a ombro com qualquer adversário'

Minutos depois da SAF ser aprovada em votação do Conselho Deliberativo do Vasco, o presidente do clube, Jorge Salgado, garantiu que o time seria competitivo e brigaria por títulos:

"O torcedor pode esperar que vamos fazer investimento relevante no futebol, time mais competitivo. Vamos brigar por título, disputar ombro a ombro com qualquer adversário".

'Vamos entrar para sermos competitivos'

Paulo Bracks concedeu uma entrevista ao "ge", em outubro de 2022, onde garantiu que um elenco competitivo seria montado para 2023:

"O que eu posso garantir para o torcedor é que teremos um elenco na altura das competições que vamos disputar. Vamos entrar para sermos competitivos. Não vamos entrar para figurar. Vamos ter investimento suficiente para montar um time de acordo com as competições que estivermos e de acordo com as nossas metas".

"O Vasco não vai entrar para brigar para não cair"

Ainda na mesma entrevista, o dirigente falou sobre as metas para 2023 e garantiu que o Vasco não iria brigar para não ser rebaixado no Campeonato Brasileiro:

"A princípio temos duas competições nacionais, com o retorno à Série A: Copa do Brasil e Brasileiro. Além do Carioca e das competições de base. Vamos ter um elenco para ser competitivo nessas competições. O Vasco não vai entrar para brigar para não cair".

Até o momento, o Vasco caiu nas semifinais do Estadual, foi eliminado de forma frustrante na Copa do Brasil, na segunda fase, para o ABC, e está em penúltimo lugar no Campeonato Brasileiro.



Fonte: UOL