Falhas defensivas podem custar titularidade de Puma Rodríguez e Robson
Segunda-feira, 22/05/2023 - 18:49
O setor ofensivo do Vasco tem recebido críticas pela dificuldade de criar oportunidades, mas o sistema defensivo também contribui para o momento de instabilidade do time no Brasileirão. Os quatro gols do São Paulo, sábado, no Morumbi, expuseram a má fase de alguns atletas.

Casos de Pumita e Robson, por exemplo. Os dois foram mal contra o São Paulo, falharam recentemente em outros jogos e estão em xeque. Logo depois do primeiro gol de Calleri no jogo de sábado, o repórter Vinícius Bueno relatou na transmissão do Premiere o seguinte comentário de Maurício Barbieri para a sua comissão técnica.

- É sempre por aqui. A gente precisa arrumar o lado direito da defesa.

Pumita e Robson foram bem nas primeiras rodadas, mas não atravessam bom momento, com falhas nos últimos gols sofridos pelo Vasco. Obviamente não são os únicos culpados pela má fase defensiva , mas a queda de rendimento de ambos é acentuada.

Após a partida contra o São Paulo, o técnico Maurício Barbieri reconheceu a deficiência defensiva do Vasco no jogo, mas as descreveu como falhas circunstanciais, uma vez que o time teve que se expor para correr atrás do resultado.

- Faltou a gente ser mais consistente defensivamente. Saindo atrás, a gente tem que fazer um esforço para buscar, tem que se expor e oferece mais espaço para o adversário. O terceiro e o quarto gols passaram por isso. Fizemos trocas de tirar um homem de estatura maior, que é o Pedro Raul e que talvez tenha feito falta na bola parada. São circunstâncias com que temos que lidar - analisou.

Barbieri não citou nomes, mas o momento coloca a titularidade da dupla em xeque. Puma talvez seja o caso mais emblemático. Desde que chegou, o uruguaio sempre teve deficiências defensivas, mas muitas virtudes ofensivas. Nos últimos jogos, no entanto, não conseguiu ser eficiente no ataque. Contra o São Paulo, por exemplo, foram apenas dois acertos em 10 cruzamentos. E as falhas defensivas têm gerado questionamentos.

Robson, por sua vez, conviveu com problemas físicos durante o Campeonato Carioca, mas conseguiu uma sequência no início do Brasileirão. Foi muito bem na estreia contra o Atlético-MG e fez alguns bons jogos, recebendo elogios de Barbieri. Os questionamentos, no entanto, aumentaram com as falhas recentes do zagueiro, que convive com a sombra do argentino Manuel Capasso.

Além de Capasso, Miranda, que teve sequência como titular no início da temporada, é outro jogador que disputa posição com Robson. No caso de Pumita, Paulo Henrique é o substituto natural. Maurício Barbieri, no entanto, não deu, até o momento, sinalizou mudanças na defesa.

Falhas recentes de Puma

São Paulo 4 x 2 Vasco (1º gol)



No primeiro gol do São Paulo, o uruguaio estava de costas para Marcos Paulo, que tomou facilmente a frente e tocou para Calleri marcar.

São Paulo 4 x 2 Vasco (4º gol)



Mal posicionado no quarto gol do São Paulo. No início do lance, Puma vai afobado no bote e leva chapéu de Pablo Maia no campo de ataque. Ele ainda tenta voltar, mas não alcança o adversário.

Vasco 0 x 1 Santos



Pumita deu muito espaço e foi envolvido por Lucas Lima no lance do gol do Santos, que nasceu por seu setor.

Falhas de recentes de Robson

São Paulo 4 x 2 Vasco (2º gol)



Recebeu muitas críticas por ter sido facilmente driblado por Nestor no segundo gol do São Paulo. O atacante tricolor passou como quis pelo zagueiro e bateu para o gol.

São Paulo 4 x 2 Vasco (3º gol)



Estava na marcação individual de Lucas Beraldo, mas não acompanhou o zagueiro no terceiro gol do São Paulo. Não pulou após cobrança de escanteio e deixou o adversário livre para cabecear sem sair do chão, logo após o Vasco ter conseguido empatar a partida.

São Paulo 4 x 2 Vasco (4º gol)



Assim como Pumita, Robson também não foi bem no quarto gol do São Paulo. Foi um contra-ataque que pegou a defesa do Vasco desorganizada. Ainda assim, o zagueiro abandona a parte direita da área e deixa Juan livre para fazer o gol.

Coritiba 1 x 1 Vasco



Cochilou na marcação de Zé Roberto contra o Coritiba e deixou o atacante se antecipar, tomar a frente e marcar no empate por 1 a 1 no Couto Pereira. A bola ainda desviou em Robson e atrapalhou Léo Jardim antes de entrar.

Fonte: ge