Vasco e coletivo Ser Cabra Macho realizam conversas com jovens atletas do Colégio Vasco da Gama
Terça-feira, 16/05/2023 - 15:37
O Club de Regatas Vasco da Gama CRVG e o Coletivo Ser Cabra Macho se unem para atender aos jovens atletas do Colégio Vasco da Gama, dos 11 aos 16 anos, na tentativa incansável de um mundo diverso e humano

O centenário Clube de Regatas Vasco da Gama, vanguardista nas lutas sociais, entende que para tratar os males sociais na raiz, quanto antes trabalharmos essas pautas com seus atletas, maior a probabilidade em construirmos uma cultura no esporte onde o respeito e a igualdade sejam realidades.

Um pouco sobre o Colégio Vasco da Gama

O Colégio Vasco da Gama nasceu em 2004, após a constatação das dificuldades enfrentadas pelos atletas de todas as modalidades do Club de Regatas Vasco da Gama para conseguir conciliar o esporte com os estudos, e, sempre esteve na vanguarda histórica, atuando contra o preconceito, e acima de tudo, promovendo a inclusão, para um placar social mais justo.

Em 2022, após uma remodelação no currículo do CVG, incorporamos alguns projetos para o estímulo do pensamento crítico e a criatividade, permitindo que os estudantes atletas se tornem profissionais mais capacitados e cidadãos mais conscientes.

Além da disciplina de Educação socioemocional, um dos projetos implantados no colégio é o F.A.L.A. (Fórum de Atletas Líderes em Ação), que estimula os alunos atletas a debaterem dm um espaço-tempo de diálogo os problemas sociais, contribuindo para o bem-estar biopsicossocial, zelando por sua integridade física e psicológica.

Um pouco sobre o que é o Coletivo Ser cabra Macho

O Coletivo Ser Cabra Macho é um coletivo formado por homens e mulheres, que tem como objetivo criar espaços reflexivos que debatam questões de gênero, raça, classe e corpos. Utilizando-se de uma metodologia própria, levando essas discussões como meio de construirmos uma sociedade com relações mais humanas, verdadeiramente.

Trabalhando pautas que são trazidas também pelos próprios atletas como, parentalidades, relações de poder e gênero, pornografia, tipos de violências. Trazendo-os a refletir a partir daí, novas possibilidades de ser quem são sem performarem o machismo, a homofobia, a misoginia, o racismo e outros males e preconceitos tão enraizados em nossa cultura patriarcal.

Com processos metodológicos similares, baseados principalmente na escuta, através de rodas de conversas feitas com esses alunos/atletas do Vasco da Gama, o Ser Cabra Macho e Colégio Vasco da Gama seguem juntos, promovendo espaços seguros de acolhimento, livres de julgamentos, ouvindo esses jovens, acolhendo-os e os convidando a, antes de serem atletas e homens, se entenderem como seres humanos sociais com dores, desejos e medos.



Fonte: Site oficial do Vasco