De volta à Série A, Vasco e Bahia se reencontram sob administração das SAFs
Segunda-feira, 01/05/2023 - 13:35
Desde que Vasco e Bahia se enfrentaram pela última vez, em agosto do ano passado pela Série B, muita coisa mudou dos dois lados. O cruz-maltino passava por ajustes iniciais depois de vender a SAF para a 777 Partners, e o Bahia ainda não havia formalizado o acordo com o Grupo City, que será acertado oficialmente na quarta-feira, mas o acordo já está em vigor desde dezembro.

No reencontro na elite do futebol nacional, que marca também o retorno do Vasco a São Januário na elite, os dois clubes vivem agora novas fases, com melhores condições financeiras. Na janela de transferências do início do ano, ficaram na segunda e na terceira colocação no ranking dos clubes que mais investiram em reforços: o time carioca gastou cerca de 19,3 milhões de euros (cerca de R$ 106 milhões, na cotação atual) em 14 novos jogadores, enquanto o Bahia desembolsou cerca de R$ 90 milhões.

Em sua maioria, os reforços são jovens e, como consequência, o Vasco hoje é o time com a menor media de idade do Brasileirão, com 22,3 anos. Entre as 14 contratações do Bahia, seis jogadores tinham até 23 anos.

Reformas no estádio

O que também contribuiu para deixar a cara do elenco mais jovem são duas joias da base: Andrey Santos, que permanece até julho por empréstimo depois da venda ao Chelsea, e Marlon Gomes, que tem tido bons desempenhos e pode ganhar a vaga de titular no lugar de Rodrigo hoje. O treinador Maurício Barbieri realizou atividades durante a semana com a dupla fazendo as funções de primeiro e segundo volantes, com Andrey jogando mais recuado.

A parceria com a 777 Partners, dona da SAF do Vasco, não se limita à contratação de novos jogadores. O estádio de São Januário já está passando por um plano de reformas, que começou com a troca do gramado depois do Carioca. O próximo passo é a troca dos telões, pedido antigo da torcida, que já está sendo realizado. As melhorias passam também pela impermeabilização e pintura das arquibancadas, mas ainda não há data para o início das obras.

Na semana passada, Josh Wander, um dos executivos da 777, visitou o estádio e falou sobre as reformas.

— São Januário é nossa casa e acreditamos na melhoria da infraestrutura para garantir que o estádio tenha melhor aparência para receber nossos torcedores.

Do outro lado, o Bahia busca seus primeiros pontos no Brasileirão. A equipe vive uma fase de altos e baixos na temporada: a conquista do estadual, no início do mês passado, foi eclipsada pela eliminação precoce na Copa do Nordeste. Com apenas nove pontos conquistados em oito jogos, o tricolor não conseguiu avançar na fase de grupos.

Nos torneios nacionais, as alegrias também se misturam às tristezas. O Bahia ocupa atualmente a penúltima posição na tabela, depois de perder as duas primeiras partidas para o Bragantino e o Botafogo. Na Copa do Brasil, no entanto, o tricolor baiano conseguiu avançar para as oitavas de final com um goleada: na quinta-feira, venceu o Volta Redonda por 4 a 0, resultando em um placar agregado de 6 a 1.

Para buscar os três pontos, a equipe poderá contar com a boa fase de Everaldo, artilheiro da temporada com 10 gols, além de ter distribuído quatro assistências, e Vitor Jacaré, que soma 10 participações em gols neste ano. Entre os reforços para a temporada, Biel e Cauly também vivem boa fase, e tem seis e cinco gols marcados com a camisa do Bahia, respectivamente.

Unidos por uma boa causa

O jogo de hoje conta também com uma importante parceria entre Vasco e Bahia. Os clubes se juntaram para uma ação com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol: os times vão doar uma camisa para ser leiloada pela instituição, com o lucro revertido para os projetos.

Nas redes sociais, o Vasco mandou uma mensagem: "É preciso dar um basta no racismo, no machismo, no assédio, na xenofobia e na homofobia, dentro ou fora das quatro linhas".



Fonte: Extra