Última vitória do Vasco sobre o Palmeiras no Rio teve gol de Juninho Pernambucano; relembre
Domingo, 23/04/2023 - 09:43
Se hoje o Vasco busca consolidação na elite e o Palmeiras é o atual campeão brasileiro, a situação era bem diferente na última vitória vascaína como mandante diante do Verdão. Em 2012, em São Januário, o time carioca lutava por uma vaga na Libertadores enquanto o paulista buscava fugir do rebaixamento. No fim, os cariocas venceram por 3 a 1, e o ídolo Juninho Pernambucano marcou um dos gols.

Em São Januário, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2012, o Vasco vivia um momento conturbado na competição. Depois do título da Copa do Brasil e o vice-campeonato brasileiro na temporada anterior, o clube perdia diversos nomes daquele time e era comandado por Gaúcho, de forma interina, após a demissão de Cristóvão Borges. Porém, o treinador Marcelo Oliveira já estava contratado e assistiu à partida nos camarotes de São Januário.

O jogo

No primeiro tempo, Luan abriu o placar para o Palmeiras. Depois de rebote de Fernando Prass, o zagueiro Douglas não conseguiu afastar, e o atacante palmeirense aproveitou e marcou. Seis minutos depois, o equatoriano Tenorio empatou: Wendel cruzou, Alecsandro escorou e o atacante empurrou para igualar o confronto. No segundo tempo, Nilton e Juninho Pernambucano viraram a partida.

Na vitória, Juninho foi o destaque da partida. O ex-meia cobrou a falta para o gol marcado por Nilton, de cabeça. No fim, o próprio camisa 8 fez o terceiro em contra-ataque puxado por Tenorio.

Com aquela vitória, o Vasco continuou entre os quatro primeiros, mas não conseguiu manter o desempenho até o fim, terminando na 5ª posição. Já o Palmeiras lutava contra o rebaixamento e, com a derrota, caiu para a penúltima colocação ao fim da 24ª rodada. No fim do campeonato, o Verdão não conseguiu escapar, terminando na 18ª posição. Curiosidade é que, no mesmo ano, a equipe paulista venceu a Copa do Brasil e disputou, em 2013, a Libertadores estando na Série B.

Ficha do jogo

Vasco: Fernando Prass; Max (Luan), Dedé, Douglas, William Matheus; Nilton, Wendel, Juninho Pernambucano, Jhon Cley (Felipe); Tenorio e Alecsandro (Éder Luis). Técnico: Gaúcho (interino).

Palmeiras: Bruno; Artur, Maurício Ramos, Wellington, Juninho; Henrique, Corrêa, Tiago Real (Vinícius), Valdívia; Luan (Betinho) e Barcos (Obina). Treinador: Felipão.

Público presente: 3.904
Público pagante: 1.996

Última vitória do Vasco contra o Palmeiras foi em 2015

Se como mandante a última vitória foi em 2012, como visitante o triunfo mais recente do Vasco sobre o Palmeiras foi em 2015. Em São Paulo, o time cruzmaltino venceu o Verdão por 2 a 0, com gols de Nenê e Rafael Silva. Essa também foi a única vitória do time carioca no Allianz Parque.

Vasco e Palmeiras se enfrentam pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, neste domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã. Ambos buscam a segunda vitória na competição. Na estreia, o Vasco venceu o Atlético-MG, no Mineirão, por 2 a 1, enquanto o Palmeiras derrotou o Cuiabá pelo mesmo placar jogando em São Paulo.



Fonte: ge