Futmesa: Vascaínos disputaram a 2ª etapa do Estadual Individual da modalidade Dadinho
Sábado, 22/04/2023 - 03:30
A Estrela Solitária brilhou com intensidade na segunda etapa do Estadual individual de futebol de mesa, promovido pela Fefumerj, dia 16 de abril, no Grajaú Tênis Clube. Com um desempenho de alto nível, Renato Guimarães, do Botafogo, faturou o título da categoria Adulto, ao vencer Paulinho Quartarone, do Fluminense, por 3 a 1, na finalíssima. Já na categoria sub-18, disputada por pontos corridos, o alvinegro Felipe Drago repetiu a atuação da etapa de abertura da temporada 2023 e voltou a erguer o troféu de campeão, ratificando a certeza de um futuro promissor nas mesas. Na Master, o título ficou com BYK, do Grajaú Tênis Clube, que, na decisão, superou Moisés, do Fluminense, por 2 a 0, e entrou na briga pelo título do primeiro turno.

Com a presença de 48 botonistas, divididos em seis grupos de oito, a Série Ouro da categoria Adulto foi repleta de grandes confrontos desde a primeira fase, com destaque para as campanhas invictas de Belga (Flamengo), Gatto (Fluminense), Matoso (Piedade) e Renato Guimarães (Botafogo). A partir da segunda fase, porém, o jogador da equipe de General Severiano fez valer sua categoria diante de adversários de alto nível. Na semifinal, passou por Victor Praça (America), após um empate em 3 a 3, e, na decisão, teve sangue frio para superar o craque Quartarone. Na disputa do terceiro lugar, um duelo entre americanos, com vitória por 4 a 3 de Rodrigo Macieira sobre Praça.

Completaram o pódio da Série Ouro, Gian (Fluminense), Belga, Brayner (Vasco) e Alexandre Aires (Fluminense). Já na Série Prata da Adulto, nomes como Deco (Grajaú), Lauro Couto (Vasco), Johnathan (River), Rodrigo Costa (Vasco) e Maia Jr (Piedade) fizeram bonito na fase inicial, mas, a partir da fase seguinte, o rubro-negro Caio mostrou a que veio. Após eliminar Costa, Couto e Vinícius Esteves (Friburguense), o botonista do Flamengo ficou no 2 a 2 com Crespo (Grajaú), na decisão, e garantiu o título e a volta à Série Ouro. Também subiram Vinícius Esteves, que ficou em terceiro lugar ao bater Maia Jr, por 4 a 3, Johnathan, Gabriel Cataldo (America), Tubarão (River) e Lauro Couto. Caíram para a Série Prata Anderson (Dobermans), Eduardo Medeiros (Piedade), André Fialho (Piedade), JJota (Fluminense), Shaolin (Olaria), Lais Marcelo (Fluminense), Ricardo Mendonça (Flamengo) e Osmar (Fluminense).



Na Série Master, a rotina de grandes jogos e muita emoção foi mantida. Disputada por 30 botonistas, destaque para as campanhas de Sarti Neto (Flamengo), Antonio (Flamengo) e BYK (Grajaú), únicos invictos na fase inicial. A partir da fase de mata-mata, porém, apenas BYK se manteve na luta pelo título. Com a vantagem do empate, ele passou por Abreu (America) — 2 a 2 —, Elias (FMN) — 1 a 1 — e Marco Antonio (Botafogo) — 2 a 2 —, voltando a vencer apenas na decisão: 2 a 0 sobre Moisés (Fluminense), resultado suficiente para celebrar o título. Na disputa do terceiro lugar, Cesar (Dobermans) fez 3 a 0 em Marco Antônio. Se juntaram a eles no pódio, Antonio, João Carlos (Botafogo), Monstro (Fluminense) e Elias.



Na categoria sub-18, quem sobrou na turma foi o garoto-prodígio Felipe Drago, que, com oito vitórias, dois empates e duas derrotas, voltou a ser campeão, assim como fizera na primeira etapa. Ele levou a melhor sobre Matheus (Grajaú), que somou 24 pontos e ficou em segundo lugar. A terceira posição foi de Arthur Kruger (Light), que, com 23 pontos, à frente de Izac Arcanjo (River), Lorran (Fluminense), Maria (America) e Dudu (America). O botonista alvinegro ainda teve o melhor ataque da etapa, com 16 gols marcados, enquanto a melhor defesa foi a de Matheus, que sofreu apenas sete gols.



A terceira etapa do Estadual está marcada para o dia 7 de maio. Será a última etapa do primeiro turno, cuja briga pelo título está acirrada. na categoria Adulto, o líder do ranking é Paulinho Quartarone (Fluminense), com 980 pontos, seguido por Rodrigo Macieira (America), com 950, Victor Praça (America), com 905, André Santos (River), com 900, Matoso (Piedade), com 885, Belga (Flamengo) e Ronald (Flamengo), ambos com 880. Na Master, o primeiro lugar está com Monstro (Fluminense), com 940, seguido por Moises (Fluminense), com 935, BYK (Grajaú), com 925, Leo Machado (FMN), com 910, e Sarti Neto (Flamengo), com 900. Já na Sub-18, o favorito ao título do turno é Drago (Botafogo), com 1000 pontos, seguido por Matheus (Grajaú), Arthur Kruger (Light) e Izac Arcanjo, com 960 pontos cada um.

Fonte: Fefumerj