Léo Jardim começa o Campeonato Brasileiro em alta no Vasco
Terça-feira, 18/04/2023 - 08:56
Léo Jardim talvez seja o grande responsável pelo fato de o Vasco ter retornado com três pontos de Belo Horizonte. Com dez defesas - duas delas nos acréscimos -, o goleiro foi o destaque na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-MG, no último sábado, no Mineirão.

Brilho em campo e fora dele. No vídeo de bastidores divulgado pelo Vasco, Léo Jardim mostrou uma característica até então pouco conhecida pela torcida: a liderança. No vestiário do Mineirão, o goleiro discursou para os companheiros, exaltou o feito da equipe em Belo Horizonte e pediu o mesmo foco para a sequência do Campeonato Brasileiro.

- Um grupo de verdade é assim que se constrói, nos momentos teoricamente fáceis e nos difíceis também - pontuou Léo Jardim.

No sábado, quando o sistema defensivo não bloqueou o Galo, o goleiro salvou ao defender 10 das 24 finalizações do Atlético no Mineirão. Ao menos cinco delas com um alto grau de dificuldade. Personagem dentro e fora de campo, Léo Jardim figurou na seleção da 1ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Se a postura surpreendeu os vascaínos, quem está dentro do CT Moacyr Barbosa no dia a dia do Vasco não se assustou com a atitude do goleiro. Isso porque Léo Jardim é visto um dos candidatos a líder do elenco na temporada. Em campo, principalmente, o atleta costuma conversar e orientar muito seus colegas.

O perfil de liderança é diferente ao do zagueiro Léo, dono da braçadeira de capitão com Maurício Barbieri. Enquanto o defensor fala bastante e com todos nos treinamentos, Léo Jardim dá as caras em momentos mais específicos. Assim como Alex Teixeira - no caso do camisa 7, a liderança técnica é o forte.

A experiência de cinco anos fora do Brasil credencia o goleiro a buscar a posição de segundo capitão no elenco - papel que até poucos dias era de Nenê. A relação com os mais jovens da posição chama atenção no clube: Léo Jardim é referência, por exemplo, para Cadu e Pablo, de 20 anos. Os dois goleiros da base têm treinado com frequência no profissional.

Entrosamento com o preparador

A grande atuação na estreia do Brasileirão rendeu elogios públicos do técnico Maurício Barbieri, que bancou a titularidade de Léo Jardim após as primeiras rodadas do Carioca. Ele citou o trabalho forte do goleiro no dia a dia.

- Partida irretocável, fantástico. Ele precisava de mais um jogo assim (como já havia acontecido contra o Flamengo). Ele é importante para nós, trabalha muito no dia a dia, tomamos as decisões em cima desse trabalho, tem critério - disse o treinador, que no vestiário dedicou um tempo especial com o goleiro para uma conversa no pé do ouvido.

Esse trabalho está ligado a outro profissional e não ao treinador principal. O entrosamento de Léo Jardim com o preparador de goleiros Daniel Crizel vem de outra época. Os dois trabalharam juntos no Grêmio e se reencontraram no Vasco em 2023.

- Tem sido muito tranquilo para mim. O Daniel Crizel, nosso treinador de goleiros, tem me ajudado bastante, e minha adaptação tem sido tranquila, não tem sido nada complicada - revelou Léo em papo recente com a equipe do ge.



Fonte: ge