Bola área pode ser aliada do Vasco neste sábado contra o Atlético-MG
Sábado, 15/04/2023 - 15:34
Os times da Série A já marcaram 643 gols nesta temporada: 43% foram pelo alto (275). O jogo aéreo é arma importante para as equipes da elite. O início do Campeonato Brasileiro neste sábado marca também o duelo de estratégias entre as comissões técnicas.

Um fator que será observado por todos é a bola aérea ofensiva e defensiva de cada equipe. Para auxiliar essa missão, o Espião Estatístico* analisou os times com mais gols aéreos marcados e sofridos nesta temporada e destacou três jogos da rodada de estreia do Brasileirão com potencial para gol pelo alto:

- Palmeiras x Cuiabá: potencial gol aéreo do Palmeiras
- Botafogo x São Paulo: potencial gol aéreo do Botafogo
- Atlético-MG x Vasco: potencial de gol aéreo do Vasco



O atual campeão brasileiro enfrenta o time com maior fragilidade aérea da temporada até o momento. Isso porque 82% dos gols sofridos pelo Cuiabá em 2023 vieram pelo alto. É disparado o maior índice entre os times da Série A. Já o Palmeiras é o sexto clube com melhor aproveitamento aéreo: 56,7%. Os comandados de Abel Ferreira já marcaram 17 vezes a partir de jogadas aéreas em 2023.

O alento do Dourado está justamente nos desfalques do Palmeiras para o duelo. Tanto o artilheiro quanto o garçom do Verdão em jogadas aéreas não jogarão. Rony tem seis gols pelo alto, enquanto Raphael Veiga tem cinco assistências. Gabriel Menino aparece como alternativa, já que soma três participações aéreas em 2023: dois gols e uma assistência.

Outro duelo com chance de um gol a partir de uma jogada áerea é entre Atlético-MG e Vasco. Apesar do favoritismo para o mandante da partida no Mineirão, o time carioca tem a bola aérea como trunfo para tentar surpreender em território adversário.

O Cruz-Maltino é o segundo time com maior percentual de gols aéreos no ano: 69,2%. Já foram marcados 18 gols pelo alto até o momento. Já o time mineiro é o terceiro clube que mais sofre com gols aéreos adversários: 58,3%.



Com 1,92m, Pedro Raul é a principal peça vascaína para o jogo aéreo. O centroavante marcou seis dos seus sete gols no ano em bolas pelo alto. Ele ainda tem duas assistências assim em 2023. Além de se preocupar com o centroavante, a defesa do Atlético-MG precisa ter atenção com o lado esquerdo de ataque do Vasco. Isso porque Lucas Piton (três assistências) e Erick Marcus (2) são os principais garçons aéreos da equipe e atuam por lá.

Dos sete gols aéreos sofridos pelo Atlético-MG no ano, quatro vieram justamente onde saem muitos gols marcados pelo Vasco em 2023. Cabe ao técnico Eduardo Coudet uma atenção maior neste lado do campo para evitar um gol do time carioca por ali.



Por fim, o jogo entre Botafogo e São Paulo traz ingredientes que sugerem possibilidade de gol aéreo do time carioca na partida. Em números absolutos, o Glorioso só fez menos gols pelo alto que o Goiás. Foram 22 gols dos comandados de Luís Castro e 26 do time goiano.

O Tricolor Paulista é o sexto time com maior índice de gols aéreos sofridos no ano: 55,6%. Rogério Ceni deve, portanto, montar uma estratégia para impedir o ímpeto de Tiquinho Soares: cinco dos oito gols na temporada foram pelo alto.

Os zagueiros Víctor Cuesta (3) e Adryelson (2) também são nomes importantes do ataque aéreo alvinegro. Já Marçal e Lucas Piazon são os principais garçons em bolas aéreas do Botafogo: três assistências pelo alto cada um.

Agora, cabe aos times analisarem onde podem explorar ou anular o jogo aéreo na rodada de estreia do Campeonato Brasileiro. Confira abaixo os jogos da 1ª rodada:

Sábado - 16h: Palmeiras x Cuiabá
Sábado - 16h: América-MG x Fluminense
Sábado - 18h30: Botafogo x São Paulo
Sábado - 18h30: Bragantino x Bahia
Sábado - 18h30: Athletico-PR x Goiás
Sábado - 18h30: Fortaleza x Internacional
Sábado - 21h: Atlético-MG x Vasco
Domingo - 16h: Flamengo x Coritiba
Domingo - 16h: Corinthians x Cruzeiro
Domingo - 18h30: Grêmio x Santos

Fonte: Blog Espião Estatístico - ge