Futsal: Vasco tem projeto engatilhado para montar time forte e disputar a Liga Futsal em 2024
Segunda-feira, 03/04/2023 - 12:36
O Vasco se prepara para voltar a ter um time forte e disputar a Liga Futsal a partir de 2024. O clube desenvolveu um projeto e conseguiu, junto ao Governo do Rio de Janeiro, a aprovação da isenção fiscal via ICMS de R$3,345 milhões por ano para empresas que patrocinarem a equipe. Um valor considerado alto para a modalidade.

O projeto, elaborado pelo conselheiro Eduardo Cassiano, agora está em fase de captação de patrocínios e há conversas avançadas com ao menos quatro indústrias. Já há tratativas com a Liga Futsal para o Vasco comprar uma vaga e participar da competição a partir de 2024.



O plano, de acordo com os envolvidos, é montar um time forte, com jogadores da Seleção, para disputar título já a partir da próxima temporada. O clube gostaria de contar com o ex-jogador da seleção brasileira, Vander Carioca, como gestor, mas não ainda não há definição.

A ideia de buscar investimentos para o time de futsal partiu de Eduardo Cassiano, conselheiro e pré-candidato à presidência do Vasco. Ele se reuniu com Jorge Salgado e teve a aprovação para tocar o projeto adiante. A partir daí conversou com Marcel Kaskus, VP de Esportes Olímpicos, que apontou as diretrizes e necessidades para o projeto.

Com o apoio da Vieira Martins Empreendedorismo, empresa especializada em projetos esportivos de isenção fiscal, o Vasco negociou com o Governo do Rio de Janeiro. O projeto teve a aprovação do secretário estadual de Esportes e Lazer, Rafael Picciani, em março. Ele é válido para 2023 e 2024, com a possibilidade de renovação por mais um ano.



- Esse projeto foi desenvolvido pelos melhores profissionais da área da lei de incentivos. Dentro do projeto, conseguimos contemplar a compra de uma vaga para o Vasco retornar à Liga Futsal, algo que tem um valor bem significativo. O planejamento é que o Vasco tenha um time digno dos tempos áureos no futsal, traga jogadores da seleção brasileira e dispute títulos. Não me recordo de o clube ter um projeto incentivado aprovado dessa magnitude - disse Eduardo Cassiano.

- Queremos mostrar que os esportes olímpicos e amadores são autossustentáveis e assim fortalecer o clube associativo, incluindo os esportes paraolímpicos. Agradeço ao presidente Jorge Salgado por ter me autorizado a desenvolver esse projeto, agora iniciaremos o processo de captação, que está bem adiantado com grandes empresas - completou o conselheiro.



O presidente do Vasco, Jorge Salgado, também se mostrou otimista quanto à formação de uma equipe forte de Futsal.

- Aprovamos um projeto para o futsal. Ele está pronto. Só falta a captação de recursos, que está muito bem encaminhada. A ideia é ter um time forte em breve. Mais provável no ano que vem - disse Salgado.

Historicamente, o Vasco tem uma grande ligação com o futsal. O último grande time jogou no início do século. Em 2000, com jogadores como Manoel Tobias, Índio e Schumacher, o clube conquistou a Liga Nacional de Futsal e a Taça Brasil. Além disso, craques dos gramados revelados pelo clube, como Edmundo, Felipe, Pedrinho e Phillippe Coutinho, começaram no futsal.

Fonte: ge