Dunga, ponta-esquerda do Vasco em 1941, jogou no Athletic-MG
Sexta-feira, 31/03/2023 - 15:23
crvasco_br

O duelo entre Vasco da Gama e o Athletic-MG será o primeiro entre as equipes principais de cada agremiação e há uma curiosidade envolvendo os clubes.

Francisco Hilario Viegas, o ponta-esquerda Dunga, defendeu tanto as cores da agremiação vascaína quanto as do clube de Minas Gerais.

Nascido em 03 de outubro de 1921, o jogador mineiro chegou ao Cruzmaltino em 1941. Dunga participou do Campeonato Carioca de Amadores (Adulto), no qual disputavam as equipes secundárias, sendo campeão com a camisa vascaína.

O jogador estreou pelo Gigante da Colina no dia 15 de junho daquele ano, na goleada de 7 a 1 sobre o Bangu. Na sua ficha de atleta constam 23 jogos e 15 gols marcados na sua passagem pelo Vasco.

O primeiro embate entre o Vasco da Gama e o Athletic-MG ocorreu em 11 de junho de 1961, quando o "Expressinho" venceu a equipe mineira por 5 a 0, na cidade de São João del Rey. Os gols foram marcados por Javan (2), Humberto (2) e Villadônega.

O goleiro vascaíno foi Barbosa, um dos maiores ídolos do Clube, que já estava com 40 anos, em final de carreira. Naquele mesmo dia, o "time principal", que contava com Paulinho, Bellini, Sabará, Pinga e companhia, goleou o Frem, da Dinamarca, por 4 a 1, em mais uma excursão vascaína pela Europa.



Fonte: Instagram oficial do Vasco