Vasco inicia renovação do gramado de São Januário e do CT Moacyr Barbosa
Sexta-feira, 31/03/2023 - 11:19
O Vasco esta semana deu início ao processo de renovação do gramado de São Januário, que será o palco do amistoso contra o Athletic nesta sexta-feira, às 19h (de Brasília). O objetivo é ter o campo pronto para o Campeonato Brasileiro.

Para o amistoso, já será possível notar diferença na grama, que recebeu uma combinação de corte vertical e irrigação especial. Outras intervenções serão realizadas depois da partida como parte de um processo que busca resultados a curto, médio e longo prazo.

- A ideia é buscar especialistas e conhecimento técnico e científico para garantir um campo de jogo mais rápido, seguro para os atletas e que nos ajude a ter um jogo bonito - explicou Igor Borges, head de operações do Vasco.

Com a série de cortes verticais, foi retirado o trecho de palha situado logo abaixo do gramado que normalmente retém água, torna o campo mais lento e, por consequência, atrapalha a performance dos atletas. A medida faz parte do processo de renovação - nesse estágio, é normal que o estresse causado na grama provoque algumas manchas amarelas.

Em seguida, serão realizadas a descompactação do campo, a aplicação de uma cobertura de areia e intervenções como adubações e controle de praga.

- É um pacotinho de renovação onde, nos momentos da temporada em que tem um pouco mais de disponibilidade do gramado, você entra e faz isso pra melhora a qualidade - acrescentou Igor.

Clube contrata consultora

Com o objetivo de manter a boa qualidade do gramado durante a temporada inteira, o Vasco contratou uma engenheira agrônoma que prestará o papel de consultora de gramados. Ela já está atuando com foco tanto no campo de São Januário quanto no dos centros de treinamento.

Maristela Kuhn será a responsável por realizar testes de performance com base em parâmetros da Fifa.

- Nós estamos avaliando, tanto no CT quanto no estádio, o desempenho dos campos para segurança do atleta, tração e compactação do gramado para ver se está seguro para não oferecer nenhum risco ao atleta. Além disso, nós estamos fazendo um planejamento de curto, médio e longo prazo para obter uma melhoria em todas as estruturas de campo do clube - afirmou ela.



Fonte: ge