CBF vai adiar fechamento da janela apenas para transferências nacionais
Terça-feira, 28/03/2023 - 18:29
A CBF oficializará ainda esta semana a abertura de um regime de exceção para a inscrição de novos jogadores. Em tese, trata-se do adiamento do fechamento da janela de transferências, marcado para a próxima terça-feira - dia 4. Mas não é exatamente isso: a entidade estenderá até o dia 20 apenas o prazo para a inscrição de jogadores que tenham atuado nos Estaduais. Ou seja: para os reforços vindos do exterior, o prazo termina na terça-feira da semana que vem.

Essa chamada "janela de exceção" será aberta também com o objetivo de permitir que jogadores cedidos por empréstimo até o final do Estadual possam ser aproveitados nos meses entre o fechamento da janela de verão (janeiro/abril) e a abertura da de inverno (julho/agosto). Caso contrário, ficariam impedidos de jogar por questões burocráticas, tanto no caso dos que precisem da renovação do contrato, quanto nos que forem realocados em outros clubes.

A medida desafoga os clubes com dificuldades para contratar jogadores envolvidos com as finais dos Estaduais. Passando do dia 4 para o dia 20 de abril, a CBF valoriza a disputa do Brasileiro das quatro divisões e ainda ganha, financeiramente, com recebimento das taxas de novos registros. É bom lembrar que as janelas para transferências internacionais são determinadas pela Fifa. Mas fica a cargo das federações dos países a regulação das operações internas.



Fonte: Blog Gilmar Ferreira - Extra