Designer recria escudos de clubes da Série A por meio de inteligência artificial; veja o do Vasco
Sábado, 11/03/2023 - 03:24
O principal símbolo de um clube de futebol certamente é o seu escudo. É o que caracteriza cara, cor e coração de qualquer equipe do planeta. E há diferentes modelos em todo o esporte. Uns lembram brasões de armas, já alguns são mais arredondados, outros mais quadrados, há os exóticos, enfim. A verdade é que há um mundo de distintivos; cada um carregando uma história singular.

Mas como ficariam os escudos repaginados? Fora do famoso "padrão"? Depois dos mascotes refeitos por meio de inteligência artificial, agora foi a vez de os escudos dos 20 clubes que disputarão a Série A do Campeonato Brasileiro de 2023 serem reformulados. E a ideia partiu novamente do designer paraense Obadias Souza, que tem feito diversos trabalhos nessa mesma área. Nesta nova oportunidade, a proposta foi ainda mais arrojada e com detalhes bastante futuristas.



Os escudos de América-MG, Athletico-PR, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Bragantino, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco foram recriados por Obadias Souza com a ajuda inicial do software ChatGPT e, posteriormente, do gerador de texto para imagem Midjourney, que é operado no programa Discord, e, por fim, as imagens foram editadas utilizando o Photoshop.

"Usei o ChatGPT para dar as ideias dos escudos. O software ajudou na criação dos comandos. E a sugestão que eu utilizei foi a de escudos futuristas. Antes do ChatGPT eu fiz várias tentativas e não gostei de nenhum". — Obadias Souza.



Audacioso, o designer Obadias Souza afirma que tem o entendimento de que os escudos fazem parte da identificação dos clubes de futebol e que qualquer tipo de alteração não é uma tarefa fácil de ser aceita. No entanto, de acordo com ele, embora exista a tradição, é preciso que os torcedores estejam abertos para novas mudanças.

"Eu entendo que a identidade de um time é o escudo. É uma tradição, e mudar isso pode desagradar seus torcedores. Mas temos que estar abertos sempre para as mudanças".— Obadias Souza.

Fonte: ge