Com a 777 Partners, Vasco amplia espaço das mulheres no quadro de funcionários
Sábado, 25/02/2023 - 01:34
Desde que a 777 Partners assumiu o comando da SAF, em setembro de 2022, o Vasco da Gama vem passando por um processo de reestruturação administrativa. E a reorganização cruzmaltina tem passado também pelo aumento de mulheres no quadro de funcionários. Nos últimos seis meses, cerca de 40% das contratações realizadas são do sexo feminino, incluindo cargos diretivos importantes na Sociedade Anônima de Futebol do clube.

Jurídico é comandado por uma mulher



O departamento jurídico, por exemplo, é comandado pela advogada especialista em contratos e compliance, Gisele Cabrera, que assumiu o cargo de diretora jurídica desde a chegada da 777 Partners. Além das funções advocatícias, ela também tem representado o clube em ambientes ainda altamente masculinizados, como reuniões na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e na Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj).

"É uma honra ter um espaço tão importante dentro de um clube como o Vasco. É exatamente isso que o Vasco e a sua história são. É uma instituição que sempre quebrou paradigmas e, por isso, é um clube para todas e todos. Como mulher, me sinto muito feliz em poder contribuir, em algum nível, com este processo de desmistificar o futebol masculinizado", avalia a advogada, que trabalhou por nove anos no Santos, tem especialização em contratos pela Fundação Getúlio Vargas e em administração pelo Instituto Superior de Direito e Economia de Barcelona.

Programa de jovens aprendizes 100% ocupado por mulheres

Por iniciativa do Departamento de Recursos Humanos, o Vasco lançou também em fevereiro um programa de aprendizes, e todas as vagas para a primeira etapa foram preenchidas por jovens do sexo feminino.

"Como mulher que convive com outras mulheres apaixonadas por futebol, sei que inúmeras desistem de trilhar um caminho justamente por conta deste estigma de ser um espaço ocupado só por homens. Porém, não há outra maneira de mudar isso senão tendo mulheres dentro de posições-chave das estruturas. Se ao longo do caminho a minha presença ali servir para que uma, duas, três mulheres sintam-se encorajadas a tentar também, me sentirei realizada", completa a diretora cruzmaltina.

Além do departamento jurídico, o Vasco conta com forte presença feminina em outras áreas, como departamento médico, recursos humanos, departamento financeiro, comunicação e marketing.



Promessa é a de lema ser adotado na prática

CEO da SAF vascaína, Luiz Mello ressaltou o papel inclusivo que o clube carrega em seu DNA e o compromisso de que isso se cumpra na prática também, e não só nas palavras.

"O Vasco é um clube que sempre lutou pela inclusão. E nesse novo momento não vem sendo diferente. Lançamos um manifesto [veja no vídeo abaixo] onde nos comprometemos a lutar por respeito, igualdade e inclusão nos próximos 100 anos", disse, complementando:

"Historicamente, a indústria do futebol é muito mais masculina do que feminina, mas temos procurado trazer um novo olhar com o intuito de contribuir para uma mudança de paradigma, e aumentar a contratação de mulheres faz parte dessa estratégia. Sabemos que ainda não chegamos ao ideal, mas estamos fazendo a nossa parte. Queremos aumentar ainda mais esse número.



Fonte: UOL