Com Maurício Barbieri, Vasco utiliza a posse de bola como principal característica
Quarta-feira, 22/02/2023 - 19:04
O Vasco da Gama nesta temporada está se reconstruindo e ganhando estrutura de equipe organizada. Já, mostra um esboço de adaptação ao novo sistema, que utiliza conceitos do futebol moderno. Iniciou relativamente bem a disputa do Campeonato Carioca e ocupa a quarta colocação atualmente, com 14 pontos.

Maurício Barbieri no comando técnico, está tentando trazer nova identidade ao Vasco, utilizando a posse de bola como principal característica para assumir o protagonismo nas partidas.

Na temporada passada, na disputa da série B, o time cruz-maltino trocou de treinador diversas vezes. Como o foco era subir para a primeira divisão, Jorginho, que terminou a temporada no comando técnico, utilizava o esquema reativo, valorizando o aspecto físico dos atletas. O time não possuía elenco de qualidade e foram os destaques da categoria de base do clube que deram suporte à equipe.

Até o momento, o Vasco já recebeu onze novos jogadores: os goleiros Léo Jardim (do futebol francês) e Ivan (do time russo Zenit), os volantes Patrick de Lucca (ex-Bahia) e Jair (ex-Atlético–MG), os laterais Lucas Piton (ex-Corinthians) e José Rodríguez, o Puma (do futebol uruguaio), os zagueiros Léo (ex-São Paulo), Robson Bambu (ex-Corinthians) e Manuel Capasso (do futebol argentino) e os atacantes Pedro Raul (ex-Goiás) e Orellano (futebol argentino).

A função de meio-campista armador ainda não foi preenchida, uma vez que o veterano Nenê tem contrato, apenas, até o final do Campeonato Carioca, pois irá se aposentar dos gramados. Com a equipe sendo totalmente reformulada, Maurício Barbieri está em processo inicial de formação de equipe titular, tentando adequar da melhor forma possível a sua ideia de jogo ao elenco disponível.

O desempenho da equipe vascaína, ainda, está oscilante, mas se apresentou mais organizada nos dois clássicos, contra o Fluminense e o Botafogo. No confronto com o Fluminense, apesar da derrota por 2 a 0, o Vasco foi dominante no primeiro tempo da partida. Jogou de forma mais reativa e criou diversas oportunidades de gol, porém pecou nas finalizações.

Contra o Botafogo, venceu por 2 a 0, tendo em campo dois jogadores a mais. Soube aproveitar a vantagem e dominou o adversário. O placar só não foi mais elástico porque esbarrou na boa atuação do goleiro do Botafogo, Lucas Perri.

Comparando taticamente os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, considero o Vasco, ainda, como a quarta potência, mas em empate técnico com o Botafogo. Flamengo, apesar do momento irregular, é melhor time carioca, devido à alta qualidade de seu elenco. Fluminense, em algumas ocasiões mostra boa organização coletiva, ficando em segundo lugar. O Botafogo está à frente do Vasco devido a continuidade do trabalho de Luís Castro, pois já possui base tática formada.

A longo prazo, o Vasco tem chances reais de voltar a ser um dos grandes no futebol brasileiro. O elenco tem potencial e, se adquirir o entrosamento necessário rapidamente, pode se destacar na temporada atual do Campeonato Carioca.

No primeiro ano na elite do Brasileirão, o objetivo da nova gestão deverá ser a permanência sem novos riscos de rebaixamento. O principal para o Vasco neste momento, deve ser um misto de responsabilidade e paciência para dar um passo de cada vez, a fim de voltar a ser a grande potência histórica, que o Vasco sempre foi.



Fonte: Blog Completando a Jogada - ge