Diretor da 777 Partners, sobre o Vasco: 'Queremos que o mundo conheça a relevância do clube'
Segunda-feira, 23/01/2023 - 08:05
Marca Vasco da Gama. Este foi um termo bastante usado na viagem do time pelos Estados Unidos nos últimos dias. Afinal, a experiência fora do Brasil foi uma grande oportunidade para o clube expandir seu nome longe do Rio de Janeiro. E esse é um dos grandes focos da 777 Partners, junto com o investimento em elenco e na estrutura do futebol.

Em papo exclusivo com o ge, o diretor administrativo e chefe da divisão de Esportes, Mídia e Entretenimento da 777, Juan Arciniegas, ressaltou a importância de trazer o Vasco para a Flórida e o interesse da empresa americana em fazer o clube ainda mais conhecido fora do Brasil.

- O Vasco é conhecido em vários círculos futebolísticos ao redor do mundo, mas acreditamos que pode ser uma marca global por tudo o que representa. Queremos que o mundo conheça a relevância do clube para o futebol do Brasil e do mundo - afirmou Juan.

- Certamente existem muitas oportunidades para o Vasco expandir sua marca além do Brasil, mas viagens como essas também são importantes para ajudar o Vasco a ter sucesso também no Brasil. Ter acesso a diferentes instalações de treinamento, competir contra diferentes rivais em um ambiente diferente e aproveitar esse momento para se unir fora de casa só pode ajudar o time a começar a temporada no Brasil - acrescentou o executivo.



Entre os planos da 777 para expansão da marca está juntar o Vasco com as outras equipes que a empresa possui, como Genoa (Itália), Standard Liège (Bélgica), Red Star (França), Hertha Berlin (Alemanha) e Melbourne Victory (Austrália). O grupo americano ainda tem participação minoritária no Sevilla, da Espanha.

Viagens como esta pré-temporada nos EUA são uma forma de aproximar o clube do público internacional. Nos últimos dias, o elenco teve contato com jornalistas e torcedores locais, além de ter proporcionado aos vascaínos que moram no país o reencontro com o time. Nesse sentido, o Vasco aproveitou para promover ações e criar conteúdo que ajudam a internacionalizar a marca, como a venda de camisa na loja do Inter Miami no amistoso do último sábado.

Mais do que isso, o Vasco foi exposto a uma estrutura de primeira geração em Orlando, no Explora Stadium, e principalmente em Fort Lauderdale, nas instalações do Inter Miami. Sobre a expectativa por investimento no CT Moacyr Barbosa e em São Januário, Juan Arciniegas argumenta que é um projeto para ser desenvolvido no longo prazo, apesar de o centro de treinamentos do clube já ter sofrido transformações pontuais para facilitar o trabalho da comissão técnica.

- Um dos grandes aspectos de viagens como essa para fora do Brasil é justamente essa troca de conhecimentos e experiências. Com certeza podemos levar muitas coisas que vimos e vivemos do Inter Miami e por onde passamos. Já demos muitos passos para ajudar o Vasco a crescer, dentro e fora de campo. Mas este é um processo de longo prazo e algumas coisas levarão mais tempo do que outras. Estamos trabalhando duro para garantir que o Vasco tenha um futuro brilhante.

O Vasco deixou os Estados Unidos neste domingo após uma pré-temporada de oito dias na Flórida. Foi uma semana intensa de trabalho para o técnico Maurício Barbieri, o diretor esportivo Paulo Bracks e o CEO Luiz Mello, que foi o representante do clube nos encontros com a 777.



Leia mais sobre a entrevista com Juan Arciniegas:

ge: Depois de alguns anos, o Vasco voltou a fazer parte da sua pré-temporada fora do Brasil. O que esta viagem para os EUA significa para a 777 em termos esportivos e institucionais?

Juan Arciniegas: Jogar fora do Brasil é uma grande oportunidade para o Vasco expandir sua marca internacionalmente e apresentar o Vasco a novos públicos. O futebol está crescendo muito nos Estados Unidos com o crescimento da MLS, bem como aumentou o interesse no futebol mundial por parte dos torcedores nos Estados Unidos.

O futebol tem entrado cada vez mais na vida dos torcedores em toda a América do Norte, exemplo disso é que os EUA tiveram recorde de audiência na Copa do Mundo. Então posicionar o Vasco nesse mercado é importante pelo seu potencial de longo prazo. Além disso, esta foi uma grande oportunidade para o novo elenco viajar e jogar junto pela primeira vez, enquanto conhecia outros jogadores, clubes, instalações e cultura juntos.

Os últimos dias marcaram encontros entre executivos do clube e da empresa. O que saiu dessas reuniões? Falaram, por exemplo, sobre investimento? Quais novidades o Vasco vai levar na volta para o Brasil?

As reuniões organizadas pelo 777 esta semana envolveram pessoas de todo o nosso portfólio, sendo o esporte apenas uma peça. Foi uma oportunidade para todos nós compartilharmos ideias e aprendermos uns com os outros, bem como passar um tempo juntos pessoalmente, solidificando nossos relacionamentos. Para os executivos do Vasco, foi uma oportunidade de conhecer e trocar ideias com seus colegas dos nossos outros clubes, bem como das demais empresas nas quais estamos envolvidos.

A 777 mudou de imediato a realidade do clube, que já investiu quase 16 milhões de euros em contratações de jogadores. Em questão de investimento no elenco, o que dá para esperar ainda? A contratação de grandes jogadores também é um passo para a valorização da marca?

Estamos muito orgulhosos da equipe que Paulo Bracks montou com a ajuda de nossa equipe de profissionais de nível mundial. Adotamos uma abordagem muito cuidadosa, impulsionada pelos melhores dados e análises, para identificar jogadores que incorporam todas as características que priorizamos e acreditamos que colocarão o Vasco em posição de ser competitivo nesta temporada.

Entendemos que muitos torcedores estão interessados ​​no valor do investimento que é gasto no plantel, mas acreditamos que o mais importante é identificar os jogadores certos que trabalharão melhor juntos como equipe.

Como está sendo a avaliação a respeito do trabalho de Paulo Bracks e Luiz Mello no Brasil?

São dois grandes profissionais que entregaram ao Vasco exatamente o que esperávamos deles e exatamente o que o clube merece. Tanto Bracks quanto Mello contam com a confiança e o apoio de todos nós da 777 para desenvolver o projeto pensado para o Vasco. Profissionalismo e dedicação sempre foram a preocupação central da 777 para a gestão do Vasco e, com certeza, os dois dirigentes agregam muito a esses valores.



Fonte: ge