Joel Santana relembra título do Vasco na Copa de Ouro, em 1987, nos EUA
Quarta-feira, 18/01/2023 - 22:33
Um dos personagens nas excursões anteriores do Vasco pelos Estados Unidos, Joel Santana tem boas lembranças dos momentos em que passou com o clube no país. Técnico do time em 1987, fez parte da conquista da Copa Ouro em solo americano.

Joel tinha uma equipe "praticamente imbatível" nas mãos. Dunga e Romário, que sete anos depois foram tetracampeões do mundo com a seleção brasileira, estavam com a delegação vascaína. Outro destaque do grupo era Roberto Dinamite, maior ídolo da história do Vasco que faleceu na última semana.

Na ocasião, o Vasco deixou o país invicto e campeão de dois torneios após cinco partidas: a Copa Ouro e a Copa TAP. A equipe começou a saga em Los Angeles, quando venceu o América-MEX por 5 a 0. Na sequência, fez uma viagem de cerca de seis horas para Newark, em Nova Jersey, para disputar o jogo único da Copa TAP contra o Benfica.

- Era um time altamente técnico e determinado. Nós tínhamos uma equipe praticamente imbatível. Fomos para uma competição difícil, eram os campeões dos seus países, e o Vasco foi representar o Brasil, o futebol brasileiro. Chegamos lá, e não poderia ser diferente. Foi um passeio, começamos jogando em Los Angeles, vencemos. Depois fomos a Nova Jersey pegar o Benfica, bicampeão português e da Taça de Portugal, com uma moral danada. Lá nós metemos 3 a 0 neles, fizemos um jogaço maravilhoso - disse Joel Santana ao ge.

Depois de conquistar o troféu da Copa TAP, a equipe fez a viagem de volta para Los Angeles. Empatou com a Roma-ITA e, na decisão, bateu o Rosário Central-ARG por 2 a 1. Vivinho marcou o primeiro aos 15 minutos da etapa inicial. No segundo tempo, Escudero empatou aos 19. Mas a alegria dos argentinos durou pouco: aos 20, Geovani fez o gol do título.

Em 1987, Joel Santana vence Taça Guanabara pela primeira vez, pelo Vasco

- Depois voltamos para terminar a competição. Voltamos muito cansados de viagem, EUA não é ali na esquina. Nós empatamos no primeiro jogo, na final ganhamos do time argentino por 2 a 1, consolidando um dos troféus mais ricos que o Vasco tem e mais honrados dentro do futebol brasileiro, nós conseguimos uma grande vitória - finalizou.

Em 1987, o Vasco, sob comando de Joel, ainda seria campeão carioca. A equipe ganhou a Taça Guanabara (veja vídeo acima) e depois o estadual, em um triangular que contava com Bangu e Flamengo. O comandante ainda seria campeão do Brasileiro e da Mercosul de 2000 com o clube.

O Vasco está na Flórida, nos Estados Unidos, para disputar dois amistosos. Perdeu para o River Plate por 3 a 0 na última terça-feira, em Orlando, e vai enfrentar o Inter Miami no próximo sábado, às 21h30 (de Brasília), em Fort Lauderdale.



Fonte: ge