Veja reportagem do 'Jornal Nacional' sobre o velório de Roberto Dinamite
Terça-feira, 10/01/2023 - 01:42
O corpo do ex-jogador Roberto Dinamite foi velado nesta segunda-feira (09), na sede do clube em que se consagrou.

O atual elenco do Vasco entrou em campo com uma camiseta onde se lia: "O maior de todos". Homenagem ao maior artilheiro da história dos campeonatos brasileiros: 190 gols. Do Vasco, 708. E com 184 gols no estádio do Vasco, São Januário. Onde o corpo do maior ídolo do clube foi velado.

Reunindo gerações de vascaínos que viram ou ouviram falar daquele que um dia foi o garoto dinamite, eternizado em estátua e na memória de cada um.

"Uma pessoa muito doce, muito generosa, querendo ajudar as pessoas. Isso ficava evidente, né. Mas era implacável com os adversários", diz o cantor e compositor Paulinho da Viola.

"Eu espero muito, muito que ele seja recebido com muito carinho pra onde ele for, que é o que ele merece. Roberto merece ser lembrado por todas as alegrias que deu a nós, vascaínos", diz a cantora e compositora Teresa Cristina.

Durante todo o dia o vai e vem de quem foi amigo, companheiro, adversário. Ou tudo isso ao mesmo tempo.

"Ele é mais ídolo de uma torcida. Mas um ídolo de todas as torcidas brasileiras", diz Zico.

Velório de Roberto Dinamite: veja jogadores e ex-jogadores que foram à homenagem em São Januário

Vasco lamenta a morte do ídolo Dinamite: "Te amaremos para sempre"

Representadas em solo vascaíno, onde qualquer rivalidade foi deixada de lado no adeus a Roberto Dinamite. Ednaldo Rodrigues, o presidente da CBF, esteve na cerimônia representando a entidade. E um outro ídolo do Vasco, o ex-atacante Edmundo, não conteve a emoção.

"São imagens e gols que vão ficar marcados pra sempre, que só o Roberto poderia fazer", diz Cafu.

Ninguém vestiu essa camisa tantas vezes: 1.110 jogos. Roberto Dinamite foi ídolo que nunca deixou de ser torcedor. Mais um entre milhões de vascaínos. Que enfrentaram fila desde cedo nesta segunda-feira (09). Chuva em alguns momentos do dia para dar esse adeus.

"Não tem nada que explique melhor o que é ser Vasco do que o Roberto", diz um torcedor.

Roberto Dinamite tinha 68 anos. Chegou ainda adolescente nas divisões de base do clube. Foi atleta e presidente por dois mandatos. Também foi vereador e deputado estadual no Rio de Janeiro.

Ele foi diagnosticado com um câncer no intestino no fim de 2021. O sepultamento será na terça-feira (10), em Duque de Caxias, no Grande Rio, onde Roberto nasceu. Numa cerimônia para familiares e amigos próximos.



Fonte: ge