Sub-20: Red Bull Bragantino conta com jogador chamado Vasco em seu elenco
Quarta-feira, 04/01/2023 - 14:18
Central do RB Bragantino @CentralDoBraga
Vcs estão vendo o que eu tô vendo?

É ELE ALI?



Fonte: Twitter Central do RB Bragantino


Conheça os três estrangeiros inscritos pelo Braga para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Junior

A Copa São Paulo de Futebol Junior está chegando. E entre os inscritos pelo Red Bull Bragantino para disputar a competição estão três atletas estrangeiros: João Vasco Dju, de Guiné-Bissau, Oscar Benitez, da Colômbia, e Kosei Okazawa, do Japão. 

O polivalente Vasco começou sua trajetória no Massa Bruta no início deste ano. O jogador atua como primeiro ou segundo volante, mas pode jogar também na lateral-esquerda. O guineense de 19 anos começou a carreira na base pelo Atlético da Guiné-Bissau, mas atua fora do país africano desde os 16, quando rumou a Portugal, onde atuou pelo FC Alverca antes de vir ao Brasil. "As minhas características são força física e um jogo muito agressivo", disse o jogador. "Vou dar todo meu esforço para torcida e pelo símbolo do clube", completou.

Em agosto passado, Vasco foi convocado pela primeira vez para defender a seleção Sub-20 do seu país natal. Sobre a oportunidade, à época o atleta disse se sentir feliz e honrado. "Eu trabalhei para isso, para um dia voltar ao meu país e dar o meu máximo. O Red Bull Bragantino oferece outra visibilidade. Fica mais em evidência", contou. "Jogar aqui está sendo muito legal, os atletas são muito parceiros, fazem de tudo para me integrar com eles. Fui muito bem recebido. Não é nada fácil ficar longe da família, mas eu tenho que ir atrás do meu sonho. Pelo sonho vale a pena trabalhar". Fora de campo, Vasco disse aproveitar o tempo livre para ouvir música, jogar videogame e assistir filmes.

Já Kosei chegou ao Massa Bruta no meio do ano após uma parceria de intercâmbio com o Cerezo Osaka, clube em que fez toda a base. "Quando eu estava na 2ª série do ensino fundamental, assisti pela primeira vez na TV ao jogo da seleção japonesa e gostei muito. Foi quando resolvi entrar na equipe de futebol da minha região. Aos 10 anos de idade, fui convidado para fazer parte da equipe da categoria de base do Cerezo Osaka. Com 17 anos, participei de 30 jogos da J3 (3ª divisão da liga japonesa) pela equipe B e na sequência fui promovido para a equipe principal", contou.

O japonês, que hoje está com 19 anos, atua no meio de campo e está ansioso para a disputa de sua primeira Copinha. "Como é uma competição que recebe muita atenção e conta com a participação de muitas equipes fortes, não vejo a hora de jogar", disse. 

Sobre suas ações dentro de campo, Kosei destacou a "qualidade técnica e construção de jogo. Podem esperar de mim muita entrega e participação nos lances de gol". Já fora das quatro linhas, o meia comentou sobre algumas de suas características. "Sou uma pessoa amigável, tenho facilidade em fazer amizades. Sou bastante brincalhão quando estou com os amigos. Em dia de folga gosto de ir à loja comprar roupas", comentou. "Gostaria de pedir o apoio da torcida, pois vamos jogar em busca do título inédito para o clube", finalizou Kosei.

O terceiro estrangeiro é Oscar Benitez, de 18 anos. O versátil jogador colombiano está no clube desde o final de 2021 e iniciou sua trajetória no esporte ainda em sua cidade natal. "Comecei a treinar e praticar futebol aos 8 anos em um time da minha cidade, que se chama Cisneros. Na época, meu interesse por futebol não era grande, mas fui treinar e com o tempo comecei a ter aquela paixão por jogar", disse Oscar, que pode jogar como zagueiro ou volante. 

"Em 2018, quando eu tinha 14 anos, tive a oportunidade de ir a alguns testes pela primeira vez. Me destaquei e passei. Fiquei 2 anos no Tumaco FC, onde fui treinado e ganhei muita experiência. Foi muito difícil para mim, pois foi a primeira vez que me separei da minha família e saí da minha cidade. No final de 2019, participei de um torneio onde tive a oportunidade de ser visto por times maiores e ter mais opções para ser jogador de futebol profissional. Nesse torneio fui selecionado pela Academia Alemã, time que tinha muitas oportunidades de jogar futebol no exterior e se caracterizava por treinar jovens jogadores para isso. Depois de uma temporada de 2021 muito boa, tive a oportunidade de viajar pela primeira vez para o exterior e estar em diferentes países. Depois de viver toda essa experiência, junto com os diretores da Academia Alemã tomamos a decisão de assinar com o Red Bull Bragantino", contou Benitez. 

Em campo, o estilo sul-americano pode ser observado no jogador. "Me caracterizo por ter um jogo muito agressivo. A torcida pode esperar muita luta, vou brigar pelo time até o último momento", disse. Já nos momentos longe do futebol, Oscar contou ser bastante simples. "Gosto de dormir e ficar com o celular vendo filmes, jogando ou nas redes".

Quem vê Benitez e acha que seu físico e força são fruto da genética está enganado. Segundo o atleta, foi preciso muito trabalho para chegar neste nível. "Em 2020, quando cheguei na Academia Alemã, pesava 57kg. Depois de fazer dieta e meses de academia e treino com os chefes de equipe, consegui ganhar 20kg de massa muscular e melhorar meu físico", comentou.

Esta também será a primeira experiência do jovem colombiano na Copinha. "Estou tranquilo, estamos trabalhando muito para esta competição e pela experiência do último torneio (Copa Atlântico) sei que o time está unido e isso é muito importante, nos dá mais confiança para vencer. Estamos treinando muito forte há vários meses para esta competição e vamos dar o nosso melhor dentro de campo", finalizou Oscar.

A estreia dos Garotos do Massa Bruta na Copinha 2023 será no dia 04 de janeiro, às 16h45, diante do Lemense. A segunda partida será no dia 07, às 19h, contra o ABC. O encerramento da fase de grupos será no dia 10, às 16h45, contra o Maringá. O Braga está no Grupo 20, com sede em Leme. 



Fonte: Site oficial do Red Bull Bragantino