Pedro Raul chega ao Vasco no seu melhor momento da carreira
Domingo, 18/12/2022 - 12:12
Pedro Raul chega ao Vasco no melhor momento de sua carreira. Os números do atacante na temporada 2022 corroboram a afirmação. Vice-artilheiro da Série A do Brasileirão, o primeiro reforço da SAF vascaína marcou 26 gols em 50 jogos pelo Goiás, desempenho que impressionou até mesmo o técnico Tite antes da Copa do Mundo do Catar.

Aos 26 anos, o centroavante foi anunciado pelo Vasco na última sexta-feira e chega com pinta de ser a principal contratação do clube para a próxima temporada. O contrato vale por três anos.

- Qual foi a última vez que o Vasco contratou um destaque do último Campeonato Brasileiro? - destacou Conrado Santana, comentarista do SporTV ao analisar o reforço.

A contratação de Pedro Raul diz muito sobre o novo momento do Vasco. Apesar de o atacante ter sido apenas o primeiro reforço anunciado após mais de um mês do fim da temporada, o clube conseguiu vencer a concorrência nacional e internacional graças ao investimento da SAF, que vai pagar US$ 2 milhões (cerca de R$ 10,4 milhões) ao Kashiwa Reysol, do Japão, em parcela única.

O nome de Pedro Raul já estava no radar do Vasco, que tentou o empréstimo do atacante em janeiro deste ano, mas acabou "perdendo a briga" para o Goiás. Em Goiânia, o jogador estourou e foi notado pelo treinador da seleção brasileira no meio da temporada.

- O Pedro Raul fez 12 gols no Goiás, é difícil porque (o Goiás) não tem a imposição técnica que essas grandes equipes têm. Fica aqui o reconhecimento a um cara que está fazendo gol adoidado. É o Fred atualizado - afirmou Tite em entrevista ao canal "3 na Área".

Mas antes de ter seu nome citado por Tite em decorrência da excelente temporada no Goiás, Pedro Raul já colecionava bons números na carreira. Em 2019, jogou 47 vezes pelo Atlético-GO e marcou 14 gols, o que chamou atenção do Botafogo. No Rio, em 2020, anotou 12 gols em 39 jogos. O clube carioca poderia ter lucrado com o centroavante, mas acabou negociando o artilheiro com o Kashiwa Reysol, do Japão, para se livrar de uma dívida milionária que tinha com o atleta.

Natural de Porto Alegre, Pedro Raul chegou ao Kashiwa em março de 2021 e marcou três gols em 11 jogos. No Japão, passou por dificuldades de adaptação e enfrentou uma "quase depressão". Pouco depois, em setembro, recuperou a vontade de jogar futebol ao ser emprestado ao FC Juárez, do México, onde balançou as redes duas vezes em sete partidas antes de ser emprestado ao Goiás.

O bom desempenho no Goiás é fruto do cuidado que tem com a carreira: o centroavante estuda questões táticas, assiste a vídeos com gols e movimentos de outros atacantes e preocupa-se com o corpo. No Vasco, camisa de maior visibilidade que vestirá em sua trajetória até aqui, tem o objetivo de não só ser citado, mas convocado para a seleção brasileira.



Veja abaixo os comentários de jornalistas sobre o atacante:

Conrado Santana - comentarista do SporTV

"Pedro Raul foi uma excelente contratação do Vasco da Gama, que já consegue seu centroavante, seu camisa 9, que é uma posição carente no mercado. É bem representativa essa contratação, porque mostra a nova fase do clube, tentando esquecer esse passado péssimo de dificuldades financeiras e escolhas ruins dos dirigentes. Qual foi a última vez que o Vasco contratou um destaque do último Campeonato Brasileiro?

Pedro Raul brigou pela artilharia até o final, um centroavante fazedor de gols, mas que sabe jogar fora da área também. Sabe fazer pivô, protege bem a bola, acha os companheiros pelos lados do campo, foi uma baita contratação. O técnico Barbieri e a torcida podem ficar tranquilos quanto ao camisa 9. O Pedro Raul já tinha ido bem no Atlético-GO, depois no Botafogo e, agora mais experiente, fez sua melhor temporada. Um cara que vem numa crescente e tem tudo para ir melhor ainda no Vasco da Gama".

Fernando Vasconcelos - repórter do ge em Goiânia

"Pedro Raul foi decisivo no Goiás não só pelos 26 gols feitos na temporada, sendo 19 no Campeonato Brasileiro. O estilo do atacante também colaborou diversas vezes para que o time esmeraldino saísse do sufoco. Levantamento do ge.globo mostrou que a dependência que o Goiás teve do atacante foi a maior da história do Brasileirão de pontos corridos.

Além de oportunista, Pedro Raul foi no Goiás um jogador de poucos toques na bola – e altíssimo aproveitamento. A maioria dos gols do atacante foi de primeira, seja pelo alto, de cabeça, ou por baixo. Quando teve espaço, o artilheiro também mostrou categoria, como no belo gol por cobertura feito contra o Santos, no dia 5 de setembro, pela 25ª rodada da Série A".

Thayuan Leiras - setorista do Botafogo no ge

"Foi ao passar pelo Botafogo que Pedro Raul consolidou a retomada na carreira. Depois de jogar pouco em Portugal, ainda jovem, o centroavante voltou ao Brasil, fez sucesso na Segunda Divisão e disputou a primeira Série A da carreira no clube carioca. A torcida ficou na bronca com ele em alguns momentos do ano, mas o saldo foi positivo. Tanto que ele terminou a temporada como artilheiro do time, um dos poucos destaques em ano de rebaixamento, e se transferiu para o Japão por um valor considerável".

Fonte: ge