Pedro Raul jogou com Raphinha, atacante da Seleção, no Vitória de Guimarães-POR
Sexta-feira, 16/12/2022 - 16:23
Primeiro reforço do Vasco para a temporada 2023, Pedro Raul volta ao Rio de Janeiro após experiências internacionais e excelente ano com a camisa do Goiás. Nas andanças fora do Brasil, o centroavante se aproximou de Raphinha, um dos convocados por Tite para a Copa do Mundo do Catar.

Ainda aos 20 anos, Pedro Raul se transferiu do Cruzeiro-RS para o Vitória de Guimarães e jogou dois anos em Portugal. O encontro com brasileiros na Europa ajudou o atacante do Vasco a se adaptar na primeira experiência longe da família.

Atacante da seleção brasileira, Raphinha é um dos brasileiros de quem Pedro Raul se aproximou em Portugal. Assim como o reforço vascaíno, o jogador do Barcelona também é natural de Porto Alegre. A idade, hoje 26 anos, é outro ponto comum que aproximou os gaúchos.

- O Raphinha é de Porto Alegre, então quando cheguei lá a gente já tinha isso em comum. Ele também teve um começo tarde na carreira, foi para o Avaí com 17, 18 anos, então a gente tinha uma troca muito boa, acabou que depois ele foi para o Sporting, seguiu o caminho dele na Europa. Tenho um carinho enorme por ele e toda a família, que me acolheram muito bem em Portugal - lembrou Pedro Raul quando defendia o Goiás.

- Acabamos criando uma amizade, um laço, que fez eu me adaptar melhor. Raphinha joga muito, o reconhecimento que ele está tendo é merecido. Eu que já vi ele jogar há mais tempo, antes de despontar a esse nível, todo mundo já sabia que ele tinha um talento incrível, muito rápido, troca de direção, finalização, um jogador diferente - completou Pedro Raul em entrevista ao ge.

Pedro Raul fez apenas duas temporadas completas na base, ambas no Rio Grande do Sul: uma pelo São José, outra pelo Cruzeiro. No profissional, foram só dois jogos pelo Campeonato Gaúcho de 2017. Por isso, o atacante atribui grande parte de sua formação ao período que passou no Vitória de Guimarães, entre 2017 e 2019. No futebol europeu, aprendeu sobre disciplina, posicionamento em campo e consciência tática, além de ter feito aulas de inglês.

Raphinha jogou quatro anos em Portugal antes de se transferir para a França. Desse período, três anos foram no Vitória de Guimarães, sendo uma temporada completa perto de Pedro Raul. O atacante do Vasco passou a maior parte do tempo no time B, mas viu Raphinha despontar e partir rumo a Lisboa para defender o Sporting em meados de 2018.

O atacante fez sucesso no futebol de Portugal, da França e da Inglaterra antes de ir para o Barcelona neste ano. Chegou à Seleção em outubro do ano passado e rapidamente virou peça de confiança de Tite, sendo titular na Copa do Catar - o Brasil foi eliminado nas quartas de final para a Croácia.

Espelhado no amigo, Pedro Raul já conseguiu chamar a atenção de Tite e foi elogiado pelo técnico da seleção brasileira em 2022. Agora, quer aproveitar no Vasco a oportunidade de maior visibilidade na carreira para quem sabe trilhar seu próprio caminho com a camisa verde e amarela.



Fonte: ge