Confira curiosidades da Copa do Mundo de 1930 que envolvem o Vasco
Domingo, 20/11/2022 - 16:30
São Januário @saojanuario
O VASCO NAS COPAS

Nos próximos dias, publicaremos uma série de tweets sobre atletas vascaínos que foram à Copa do Mundo pela Seleção Brasileira.

Começamos pela primeira Copa do Mundo, disputada em 1930, no Uruguai. A Seleção Brasileira teve 4 jogadores vascaínos.



A primeira Copa do Mundo contou com 13 seleções. O Brasil, que participou de todas as Copas, ficou no grupo 2, com Iugoslávia e Bolívia. Apenas uma seleção se classificava.

O Vasco foi representado por 4 atletas na equipe brasileira: Itália, Brilhante, Fausto e Russinho.



Itália e Brilhante, que formavam a dupla de zaga no Vasco da Gama, foram convocados como dupla titular também da Seleção Brasileira.

Eles formaram a defesa na primeira partida, contra a Iugoslávia. No segundo encontro, contra a Bolívia, Brilhante perdeu a vaga de titular.



Russinho, primeiro artilheiro do Vasco e goleador máximo do Carioca de 1929, com 23 gols, ficou de fora contra a Iugoslávia. Contra a Bolívia, atuou de meia. A medalha de participação de Russinho na Copa de 1930 é um dos raros itens expostos no Espaço Experiência CRVG.



Grande destaque da Seleção, Fausto dos Santos era o quarto atleta vascaíno.

Descrito como o melhor jogador do Brasil, Fausto recebeu da imprensa uruguaia o apelido de 'La Maravilla Negra'. O médio Fausto, que nos dias atuais seria chamado de volante, foi titular nos dois jogos.



Na Copa de 30, o Brasil jogou apenas duas partidas. Nosso desempenho na primeira edição não refletiu a força do futebol brasileiro.
No grupo 2, o Brasil perdeu para a Iugoslávia por 2 a 1 e venceu a Bolívia por 4 a 0. Em segundo lugar no grupo, viu a Iugoslávia passar de fase.



Um episódio envolvendo Vasco, Brasil, Iugoslávia e Real Madrid merece destaque. Ao fim da Copa, a Iugoslávia disputou, em São Januário, um amistoso contra o Vasco.
O Gigante vingou a Seleção e venceu os europeus por 6 a 1, com gols de Russinho (3), Sant'anna (2) e Mario Mattos.

Em 1931, o Vasco fez a sua primeira excursão à Europa. O dirigente José da Silva Rocha, o "Rochinha", relatou no Relatório da Diretoria daquele ano que o Real Madrid "fugiu" de jogar contra o Vasco por conta da goleada vascaína contra os iugoslavos, que venceram a equipe merengue

Fonte: Twitter São Januário