Adversário do Vasco neste domingo, Ituano perdeu seu principal goleador no fim de agosto
Sábado, 05/11/2022 - 22:09
Um time está disposto a acabar com os planos do Vasco de voltar para a primeira divisão. Surpreendendo a todos, em retorno à Série B após 15 anos Série B, o Ituano pode derrubar o Gigante da Colina da elite se vencer o jogo de amanhã (6), às 18h30 (de Brasília), no Novelli Júnior.

Mas que time é este que ameaça o sonho dos vascaínos? É isso que a reportagem do UOL Esporte vai contar para você.

Gestão profissional iniciada por Juninho

O projeto de profissionalização do Ituano tem um pilar importante. Juninho Paulista, ex-jogador com passagem pelo próprio Vasco, foi quem iniciou uma revolução no clube. A trajetória do Ituano mudou quando o antigo meia, hoje dirigente na CBF, resolveu voltar ao clube, em 2009, ainda como jogador. Depois disso, passou a ser dirigente e liderou uma série de mudanças.

O Ituano, então, apostou alto na formação de jogadores, voltou a participar de competições de base, pagou suas dívidas com recursos próprios e investiu em estrutura.

Formação de jogadores de seleção

Exemplos não faltam de jogadores formados no Ituano e que ganharam o mundo em seleções e grandes clubes da Europa. O principal deles atualmente é Gabriel Martinelli, meia-atacante do Arsenal. Aos 21 anos, o jogador já foi chamado por Tite para a seleção brasileira e vive expectativa de uma vaga na Copa do Mundo do Qatar.

A venda dos direitos dele aconteceu em 2019 e movimentou aproximadamente 6 milhões de libras (R$ 34,2 milhões na cotação atual).

Além de Martinelli, o Ituano também carrega outro jogador recentemente convocado para seleção em sua lista de formação. Trata-se do zagueiro Luiz Felipe, que hoje defende o Bétis, da Espanha. Ele passou pelo clube em 20015 e 2016, antes de partir para a Lazio.

No período na Itália, ele ganhou dupla nacionalidade e recentemente foi convocado para defender a Azurra.

15 anos longe da Série B

O Ituano ficou 15 anos longe da Série B. Depois de ser lanterna e rebaixado em 2007, o clube de Itu esteve um longo período entre as últimas divisões e amargou momentos em que não tinha sequer calendário nacional para disputar.

Depois da recuperação iniciada com Juninho, a arrancada levou o time a conquistar cada vez postos mais altos até o título da Série C, ocorrido em 2021. A temporada atual é a primeira desde 2007 na segunda divisão.

"Prejudicado" pelo Palmeiras

A campanha na Série B está sendo surpreendente. Em 37 jogos, o Ituano conquistou 57 pontos. Foram 15 vitórias, 12 empates e 10 derrotas. A equipe marcou 42 gols e sofreu 33.

Mas tudo poderia ter ruído no fim de agosto. Foi quando o Palmeiras vendeu o atacante Rafael Elias, o Papagaio, para o Baniyas, dos Emirados Árabes Unidos. O centroavante era o artilheiro do time com 10 gols na Série B. Aylon foi o escolhido para entrar e acabou se firmando como substituto.

Cuidado, Vasco! Como joga o Ituano?

E como o Ituano conquistou o direito de brigar com o Vasco por uma vaga na primeira divisão? Os movimentos do time foram explicados por Gabriel Corrêa, analista de desempenho do Footure, site especializado em análise de futebol.

"Atuando no 4-2-3-1, o Ituano é uma equipe que busca bastante o jogo pelos lados do campo com Gabriel Barros e Léo Ceará, além de Aylon ser o atacante que se movimenta bastante seja pra tentar fazer o pivô ou apenas finalizar. É um jogo bem rápido e de ficar pouco tempo com a bola", disse ao UOL Esporte.

"Também se notabilizou nos últimos jogos por ter uma equipe sólida defensivamente — com exceção da partida contra o Criciúma — por conta dos pontas que acabam recuando quase próximos aos laterais pra não dar espaço ao adversário. Não chega a marcar numa pressão alta, mas logo na saída de bola rival, num bloco médio sempre tenta induzir o chutão", completou.

Motivos suficientes para o torcedor vascaíno ficar apreensivo para o jogo deste domingo.

Fonte: UOL