Andrey Santos é o volante com mais gols em uma temporada pelo Vasco no século XXI
Sexta-feira, 14/10/2022 - 09:14
Andrey Santos chegou aos profissionais do Vasco como volante, mas não é exatamente a capacidade de marcação o que mais chama a atenção no futebol do atleta de apenas 18 anos. A promessa é o principal destaque do time na Série B com repertório de chegada ao ataque que impressiona. São sete gols marcados em 2022. É o terceiro artilheiro do time, atrás apenas de Nenê e Raniel. Em comparação com outros volantes que passaram por São Januário, nenhum foi tão decisivo em termos ofensivos quanto ele em 22 anos.

Ele é o cabeça de área que mais fez gols pelo Vasco em uma temporada no século. Ainda que o recorte de tempo contemple período de vacas magras na história cruz-maltina, ele alcança o número superando jogadores que se destacaram na posição, casos de Andrade, bom cobrador de faltas, Nilton, forte no cabeceio, Fellipe Bastos, especialista nas batidas de longa distância, e Douglas Luiz, último grande volante revelado na Colina, jogador de seleção brasileira e atualmente no Aston Villa, da Inglaterra.

Contra o Sport, no domingo, na Ilha do Retiro, ele novamente será uma arma vascaína em termos ofensivos. Yuri Lara faz a proteção à defesa como primeiro volante à moda antiga — com pouca movimentação na direção do ataque —, o que dá a Andrey a chance de se lançar na direção da grande área adversária sem deixar o time tão exposto na retaguarda.

O jogo deve exigir muito do volante. O time de Recife está a três pontos do Vasco na tabela e encara a partida como fundamental para seguir na luta pelo acesso à primeira divisão. A tendência é que o Sport pressione pela vitória. Neste contexto, Andrey terá de fazer seu trabalho na segunda linha defensiva e puxar o contra-ataque para o cruz-maltino tentar pegar o adversário desprevenido.

Uma possível novidade na partida, fundamental para o Vasco, é a escalação de Miranda na lateral direita. Léo Matos está suspenso e Jorginho cogita escalar o zagueiro e formar linha de três atrás.



Fonte: Extra