Judô: Medalhas vascaínas ajudam o RJ a se sagrar campeão brasileiro feminino sub-21
Sábado, 01/10/2022 - 13:16
Nesta sexta-feira, 30 de setembro, a Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, recebeu 264 judocas para a principal competição da classe Júnior do calendário nacional: o Campeonato Brasileiro Sub-21. E na reunião da nova geração do Judô brasileiro, foram as estrelas femininas do Time Judô Rio que mais brilharam. Com duas medalhas de ouro, de Beatriz Comanche (57Kg/Umbra-Vasco) e Eliza Ramos (78Kg/Flamengo), e três de bronze, de Ana Beatriz Correia (52Kg/Flamengo), Maria Avelino (63Kg/Flamengo) e Ana Gabrielle Soares (+78Kg/Instituto Reação), o Time Judô Rio se sagrou campeão na categoria feminina.

Com o mesmo semblante sereno que demonstrou ao longo de todos os combates, Beatriz Comanche revelou os motivos de tamanha tranquilidade sobre os tatames: "Cheguei aqui muito confiante. Antes da primeira luta até bate aquele nervosismo, mas eu sabia que já tinha treinado muito. Lutei muito bem na semana passada, nos Jogos Brasileiros Universitários, o que me deu bastante confiança para esta competição. Eu precisava desta medalha para entrar na Seletiva Olímpica, que vale vaga para a seleção brasileira Sênior".

Por sua vez, Eliza Ramos, que recentemente esteve no Campeonato Mundial da classe Júnior, ressaltou a importância do apoio da torcida em sua conquista: "É a segunda vez que estou participando de um Campeonato Brasileiro dentro de casa. Na primeira, fiquei em terceiro lugar, e agora ganhei o ouro. Tenho certeza que esta medalha de ouro tem muito a ver com a torcida, com a minha equipe, com o pessoal do Rio de Janeiro que sempre esteve torcendo por mim".

Entre os homens, o Time Judô Rio ganhou um total de 6 medalhas, duas delas na categoria Meio-Médio (81Kg), em que Caique Silva (Instituto Reação) superou Kauan Santos (Flamengo) na grande decisão: "O Kauan é um atleta excepcional, que este ano já viajou muito competindo. Já viemos disputando desde o ano passado, ora eu ganhando dele, ora ele me ganhando. Desta vez eu não podia perder a oportunidade. Foi uma luta dura e eu sabia que ia ser difícil", declarou Caique, soltando palavras rapidamente devido à empolgação. As outras láureas do Time Judô Rio, 3º colocado no masculino, foram a prata de Arthur dos Santos (73Kg/Flamengo) e os bronzes de Renan Furtado (90Kg/Instituto Reação), Daniel Nazaré (100Kg/Flamengo) e Yuri Santos (+100Kg/Umbra-Vasco).

Por fim, outros dois pontos merecem ser destacados da campanha do Time Judô Rio no Campeonato Brasileiro Sub-21. O primeiro deles, é que o Rio de Janeiro foi a única das 26 unidades federativas participantes a ter representantes de três agremiações diferentes ganhando medalha de ouro – Clube de Regatas do Flamengo, Judô Comunitário Instituto Reação e Umbra – Clube de Regatas Vasco da Gama. O segundo, é que alguns nomes promissores não puderam participar do evento, seja por motivo de contusão, como o atual número 3 do ranking mundial da classe Júnior, Gabriel Falcão (73Kg/Instituto Reação), seja por estar integrando a seleção brasileira Sênior, caso de Luana Carvalho (70Kg/Umbra-Vasco).

O Campeonato Brasileiro Sub-21 segue neste sábado, 1 de outubro, com a competição por equipes mistas, que contará com 15 representações estaduais. O Campeonato Brasileiro Sub-21 é organizado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e realizado pela Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ). O evento conta com parceria do Departamento de Gestão de Instalações Esportivas (DGIE) para utilização da Arena Carioca 1, do Parque Olímpico da Barra da Tijuca.

Veja, abaixo, o quadro de medalhas e os resultados individuais do Campeonato Brasileiro Sub-21.

Quadro de Medalhas

Resultados



Fonte: FJERJ