Emílio Faro: 'A gente teve muita oportunidade de transitar e ser mais letal à defesa do Bahia'
Domingo, 28/08/2022 - 18:42
O Vasco acumulou sua quinta derrota consecutiva fora de casa ao perder para o Bahia por 2 a 1, neste domingo, na Arena Fonte Nova. Após a partida, o técnico Emílio Faro avaliou o desempenho do time, que só finalizou duas vezes contra 16 do adversário. O interino disse que a estratégia em Salvador era atrair o Bahia e explorar os contra-ataques.

- Não há estratégia de "não finalizar". A gente não conseguiu fazer transição. A gente teve muita oportunidade de transitar e ser mais letal à defesa do Bahia. A partir do momento que a gente abriu o placar, cada vez eles iam se lançar mais e a gente conseguiria situação de contra-ataque. A gente pega finalização de uma maneira que a gente traz a estatística para uma coisa que não é - considerou Emílio Faro, que completou:

- Muitas vezes você pega uma bola e chuta de maneira despretensiosa. E quando você olha a estatística, tem um chute. Tem chute da intermediária, tem outro chute. Ou seja, a gente teve transições, a gente teve situação de atacar adversário. Mas a gente não conseguiu atingir a meta. Por isso a gente não fez placar melhor para gerar confronto nos dois gols que tomamos.

O Vasco se mantém na quarta colocação, mas agora está a quatro pontos do quinto colocado Londrina, que venceu na rodada. Na próxima quarta-feira, o time enfrentará o Guarani, às 19h, em São Januário. A torcida esgotou todos os ingressos para a partida.

- A gente vai agora para nossos domínios, onde a gente tem mostrado soberania. Onde temos mostrado imposição e vamos levar isso para o jogo contra o Guarani, na quarta-feira. Na realidade, o que temos mostrado até agora. Ou seja, de jogo impositivo, pressão na saída de bola. Vamos fazer o que temos feito durante a competição toda. Fazer de São Januário nosso caldeirão - disse Faro.

Outras declarações de Emílio Faro:

Análise do jogo

- A intenção era atrair o Bahia. A gente consegue no início o gol, e a intenção era, através da torcida deles, nessa situação de não conseguir o resultado logo de início, ir desequilibrando o Bahia. Automaticamente, essa situação de isolamento, um jogador com a qualidade do Alex, tinha e tem toda condição de criar uma situação contundente contra o time deles. Eles abaixaram os dois jogadores de lado para alçar bola na área a partir dos 35 minutos e começaram ter efetividade. Conseguiram o primeiro gol numa situação infeliz da gente, viraram, aí mudou a perspectiva do segundo tempo.

- Buscando uma realidade de manter a estratégia através do ímpeto deles de continuar vindo pra cima, mas a gente não estava mais com condição pra desempenhar essa realidade de jogo. Foi aí que trouxemos os dois jogadores que estão com os comportamentos mais acostumados, que é o Pec e o Figueiredo, e a gente voltou a equilibrar.

Posicionamento do Paulo Victor

- Ele veio com duas funções. Veio fazendo a quinta linha como ala e quando a gente tinha a bola, além de usar a qualidade técnica que ele tem, é um jogador extremamente veloz. E nessa velocidade dele era a situação da transição para encontrá-lo e a gente conseguir situações mais favoráveis de ataque. Ele me mostrou a velocidade, a transição, o atrair e depois ele fazer as infiltrações. Isso que ele me mostrou, por isso ele entrou ali jogando.

Linha de cinco

- A linha de cinco era formada pelo Matheus Ribeiro, Quintero, Conceição, sendo o homem centralizado, Edimar no lado esquerdo e PV. E uma linha de três, que tínhamos dois jogadores que protegem mais, que são Yuri, Andrey e Tubarão, fazendo a transição do lado direito. Essa era a intenção. O Matheus Bahia, segundo nossas informações de estudo, era um jogador que atacava muito e a gente teria aquele espaço ali. Além dele proteger, ele utilizaria aquele espaço.

Pontuação

- A nossa intenção era hoje fazer jogo mais estratégico, de utilizar as situações vulneráveis do Bahia para sair com resultado positivo. A gente vai jogar agora em casa, a gente vai buscar nossa vitória e a classificação virá. Existe amanhã depois de hoje. O que está para trás é um retrovisor quebrado. Repetindo minha última coletiva, a gente não vai classificar nos últimos três jogos. A gente vai classificar nos próximos 12 jogos.



Fonte: ge