Emílio Faro completa 1 mês no comando do Vasco, que busca novo técnico para 2023
Quarta-feira, 24/08/2022 - 08:47
Emílio Faro completa nesta quarta um mês no comando técnico do Vasco. Uma situação provisória, mas que hoje tende a durar até o fim da Série B. Embora a 777 Partners procure um técnico, não há perspectiva de um novo comandante a curto prazo. Com a temporada entrando na reta final, a cada rodada parece mais improvável a chegada de um treinador.

A situação é a seguinte: Vasco e 777 planejam contratar um treinador vislumbrando o projeto de 2023, quando esperam estar de volta à elite e com recursos para formar um elenco forte. E não é fácil encontrar um técnico no perfil desejado, disponível no mercado, para assumir neste momento. O clube quer dar um tiro certeiro de olho na próxima temporada. Um comandante tampão até o início de novembro e com prazo de validade, por ora, está descartado.

Há também o receio do impacto que uma mudança neste momento poderia causar. Apesar dos tropeços recentes, o Vasco ainda vive uma situação confortável no G-4 da Série B, a seis pontos do quinto colocado. Além disso, Emílio Faro é muito querido por todos no futebol, tem o elenco nas mãos e a confiança do departamento.

- O Emilio Faro, hoje, é o nosso treinador e tem o apoio de todo departamento de futebol, assim como do elenco. Vamos seguir focados, como sempre estivemos, na obsessão pelo acesso. Temos trabalhado com a chegada da 777 para proporcionar isso ao clube. Reforçamos nossa confiança no grupo, no trabalho que vem sendo desenvolvido desde o início da competição e que nos credenciou a permanência no G-4 - disse o gerente de futebol Carlos Brazil após a derrota para o CSA.

Emílio já deixou claro que não tem a ambição de ser o treinador principal neste momento, mas a 13 jogos e dois meses do fim da temporada, o cenário que se desenha é pela conclusão do trabalho, a menos que a campanha saia dos trilhos, e o clube tenha que buscar uma solução imediata.

Enquanto isso, o Vasco tem tempo para encontrar o técnico ideal. André Jardine foi procurado logo após a saída de Zé Ricardo, mas está bem no futebol mexicano. Odair Hellmann recebeu convite de Paulo Bracks após a saída de Maurício Souza, mas declinou.

Juan Pablo Vojvoda é um nome que agrada e esteve na mesa nas duas oportunidades. O argentino, no entanto, está no meio de um trabalho muito bem-sucedido no Fortaleza, e sua contratação imediata é inviável. É um nome cotado, porém, para a próxima temporada. Seu vínculo com o clube cearense termina no fim do ano, mas existe a chance de renovação. O Vasco monitora.

Ao passo que procura uma solução, a aposta é que Emílio Faro conseguirá conduzir o Vasco ao acesso. Desde a saída de Maurício Souza, foram cinco jogos, duas vitórias, um empate e duas derrotas sob o comando do interino. Ele também esteve à frente do time em outras duas vitórias, logo após a saída de Zé Ricardo. Nos sete jogos, teve 62% de aproveitamento.



Fonte: ge