Judô: Troféu Brasil começa nesta 2ª-feira em Belo Horizonte com 8 vascaínos
Segunda-feira, 15/08/2022 - 08:40
Mais de 400 judocas de todas as regiões do Brasil (20 Estados e o Distrito Federal) estarão reunidos no Minas Tênis Clube de 15 a 18 de agosto para duas importantes competições válidas pelo Campeonato Brasileiro Interclubes: Troféu Brasil e Grand Prix Nacional. Ao todo, o Time Judô Rio estará representado em Belo Horizonte por 67 atletas, de 7 agremiações.

Uma das formas de demonstrar a força do Time Judô Rio que irá à capital mineira é que todos os judocas que recentemente competiram em solo europeu no Grand Slam de Budapeste e/ou no Grand Prix de Zagreb estarão presentes: Yasmim Lima (52kg/Instituto Reação), Rafaela Silva (57kg/Flamengo), Tamires Crude (63kg/Instituto Reação), Luana Carvalho (70kg/Umbra-Vasco), Pedro Medeiros (73kg/Umbra-Vasco), Giovanna Santos (+78kg/Flamengo), André Humberto (100Kg/Instituto Reação) e João Cesarino (+100kg/Instituto Reação). Vivendo um momento especial na carreira, Pedro Medeiros garante que se dedicou ao máximo para chegar com tudo em Belo Horizonte:

"A convocação para o Campeonato Mundial do Uzbequistão será após o Troféu Brasil, o que torna esta competição muito importante, pois vai definir os atletas que serão chamados. Realizei uma preparação bem forte, com treinos técnicos e específicos muito duros. Irei a Minas para dar o meu máximo e buscar a vaga no Mundial", contou o judoca, que recentemente deu um grande passo rumo ao seu objetivo quando venceu o número 1 do ranking mundial, último campeão mundial e trimedalhista olímpico, Lasha Shavdatuashvili (Geórgia).

No Troféu Brasil, que ocorre nos dias 15 e 16 de agosto, o Time Judô Rio terá atletas de 7 agremiações afiliadas à FJERJ: Judô Comunitário Instituto Reação (28 inscritos), Clube de Regatas do Flamengo (22), Umbra – Clube de Regatas Vasco da Gama (8), Instituto Santa Cruz de Esportes (4), Jequiá Iate Clube (2), Tijuca Tênis Clube (2) e Associação Nagai (1). Dentre elas, três participarão do Grand Prix Nacional por equipes mistas nos dias 17 e 18: Flamengo, Umbra – Vasco e Instituto Reação, esta última sonhando reconquistar um título que foi seu em 2018.

O Troféu Brasil e o Grand Prix são organizados pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). Pelo Troféu Brasil, os combates preliminares serão às 9h, com as finais começando às 16:30h, na segunda-feira (15), e às 12:30, na terça-feira (16). Já pelo Grand Prix Nacional, a primeira fase ocorre na quarta-feira (17), com início às 9h, enquanto a disputa por medalhas será na quinta-feira (18), às 10h.



Fonte: FJERJ