Sócio do Vasco vota caracterizado de fantasma como forma de protesto contra venda da SAF; veja fotos
Domingo, 07/08/2022 - 15:19
Os sócios do Vasco decidem neste domingo se o clube vende ou não 70% da SAF para o grupo americano 777 Partners. Uma votação que é cercada de expectativas, mas também por alguns questionamentos. Enquanto uma parte da torcida acredita que o futuro cruz-maltino depende desta negociação, outra questiona a forma como ela vem sendo conduzida. Parte deste segundo grupo, um torcedor vascaíno foi à sede do Calabouço, onde ocorre a assembleia, não apenas para votar, mas também protestar.

O sócio Leonardo Pessanha compareceu à sede com o rosto pintado de branco e um caixão de papelão pendurado no pescoço. Na saída, ele afirmou ter votado contra a venda da SAF.

A caracterização de fantasma é uma referência à denúncia de irregularidade que corre na Justiça. Uma ação solicita perícia na lista de sócios que votaram na assembleia de abril (a que decidiu pela constituição da SAF). O argumento é de que nomes de mortos constam na lista dos votantes.

O pedido de liminar foi negado. Já o julgamento do mérito ainda não foi feito e aguarda apreciação na 33ª Vara Civil.

O Vasco divulgou uma parcial de votos às 13h deste domingo. Segundo o clube, 3.418 sócios já disseram "sim" ou "não" para a venda da SAF. O número corresponde a 54% dos aptos a votar. Outros 2.967 ainda podem fazê-lo. A assembleia vai até as 22h.




Perguntas e respostas sobre a votação:

Quando será?
Neste domingo, das 10h às 22h.

Como será?
Em modelo híbrido, com votação presencial (na sede do Calabouço, no Centro), e online.

Como funcionará o voto online?
As informações de acesso ao ambiente virtual no qual se realizará a votação serão enviadas aos associados por SMS e/ou e-mail.

Quem pode votar?
6.385 sócios das categorias: Benemérito (67), Benfeitor Remido (977), Campeão (120), Emérito (54), Geral (1.265), Grande Benemérito (72), Patrimonial (172), Proprietário Bronze (384), Proprietário Diamante (2.300), Proprietário Ouro (43) e Remido (931). A lista completa se encontra no site do clube.

O que estará sendo votado?
A venda ou não de 70% da SAF do Vasco para a 777 Partners. Com isso, o fundo de investimentos americano assumiria o controle do futebol cruz-maltino com o compromisso de injetar R$ 700 milhões ao longo dos próximos três anos, com parcelas atualizadas pelo IPCA; mais o pagamento de dívidas atuais até o limite de R$ 700 milhões.

Quantos votos são necessários para a aprovação?
A aprovação será por maioria simples. Ou seja: 50% mais um dos votos.

Fonte: O Globo