Veja como o Vasco deverá aproveitar a semana sem jogos
Quarta-feira, 03/08/2022 - 08:56
Depois de dois dias de folga, os jogadores do Vasco se reapresentam nesta quarta-feira, no CT Moacyr Barbosa, e iniciam a preparação para o próximo compromisso pela Série B do Brasileirão, contra a Ponte Preta. A semana sem jogos será importante para o clube em diversos aspectos, dentro e fora de campo.

O duelo contra a Ponte será apenas na terça-feira da semana que vem, nove dias depois do empate sem gols com a Chapecoense, em São Januário. Essa é a maior pausa do clube entre jogos desde que começou a Série B.

É um período de descanso que vem a calhar depois de cinco jogos disputados num espaço muito curto de tempo. As partidas contra Sampaio Corrêa, Ituano, Vila Nova, CRB e Chape aconteceram em aproximadamente duas semanas. Coincidência ou não, foi o pior momento do Vasco na competição, com sequência de três rodadas sem vencer, queda de treinador e redução da distância para o quinto colocado.

Confira como o Vasco deve aproveitar a semana sem jogos:

Descanso

Dois dias seguidos de folga no meio de uma temporada é algo bastante raro no futebol brasileiro. Dá tempo até para viajar: Carlos Palacios, por exemplo, postou foto em Santiago, no Chile. Jogadores como Quintero, Edimar, Nenê, Gabriel Pec e Raniel foram titulares nos últimos cinco jogos e carregam minutagem extensa.

Esse foi um dos assuntos na coletiva do técnico Emílio Faro depois do empate com a Chape:

- Temos 10 dias depois de cinco jogos em 15 dias. Agora vamos ter tempo de regenerar atletas, de se planejar, de se preparar e aí executar o jogo com a Ponte Preta - disse ele.

Reforços

Com um elenco reduzido depois de várias dispensas, a semana será importante para o Vasco, também, no que diz respeito à chegada de reforços. Dois foram confirmados até o momento: Alex Teixeira e Paulo Victor - este tem chance até de estar à disposição já contra a Ponte Preta. Os atacantes Gustavo Maia e Bruno Tubarão são aguardados no Rio nesta semana. E também tem o caso do centroavante Fábio Gomes, que ainda não foi anunciado no Vasco, mas esteve no CT para realizar exames na última terça.

O clube busca, pelo menos, mais um lateral-direito. A janela de transferências, vale lembrar, fecha no dia 15 deste mês.

Gabriel Dias

Entregue novamente ao departamento médico, Gabriel Dias é um caso que preocupa no Vasco. O lateral-direito tem problemas desde que precisou ser substituído na vitória sobre o Londrina, no dia 18 de junho. Na ocasião, foi diagnosticado com tendinopatia, que é uma inflamação nos tendões. Contra a Chape, ele começou como titular, mas deixou o campo ainda no primeiro tempo para a entrada de Léo Matos.

Gabriel será reavaliado nesta reapresentação. Os dias sem jogos serão fundamentais para sua recuperação, mas ainda assim ele não tem presença garantida na lista de relacionados para o jogo contra a Ponte.

Mudanças

Cheio de desfalques para o jogo em Campinas, Emílio Faro ao menos terá tempo para testar as mudanças e encontrar a escalação ideal. Nenê, Yuri Lara e Palacios estão fora porque receberam o terceiro cartão amarelo. O meio de campo, portanto, precisará ser reformulado. Quem ganha chance no lugar do volante? Zé Gabriel? Matheus Barbosa? E no lugar de Nenê? Alex Teixeira pode começar jogando? Será a oportunidade de MT, elogiado recentemente por Emílio? Ou a de Marlon Gomes?

SAF

O Vasco entrou na reta final do processo de aprovação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A Assembleia Geral Extraordinária para que os sócios batam o martelo em definitivo sobre o assunto está marcada para o próximo domingo. O empate com a Chape, inclusive, pode ter sido o último jogo do Vasco no modelo associativo.

No entanto, ainda há discussões percorrendo o judiciário. Na segunda-feira, a Justiça revogou a decisão que obrigava o clube a abrir para cinco sócios os contratos com a 777 Partners. Até o domingo, o clube concentra os esforços na aprovação da proposta.



Fonte: ge