Futmesa: Vascaínos disputaram a 4ª etapa do Carioca Individual da modalidade Dadinho
Segunda-feira, 25/07/2022 - 02:18
Sangue! O America fez bonito e dominou a categoria adulto da quarta etapa do Campeonato Carioca individual (dadinho 9 x 3), que abriu o segundo turno da competição promovida pela Federação de Futebol de Mesa do Rio de Janeiro (Fefumerj). Na Série Ouro, Rodrigo Macieira ficou com o título após vencer Paulinho Quartarone, do Fluminense, por 4 a 3, em final emocionante, enquanto, na Série Prata, Victor Praça levou a melhor sobre Ronald, do Flamengo, com uma goleada por 7 a 2, faturou o troféu e assegurou sua volta à elite do botão estadual. Festa rubra no ginásio do Grajaú Tênis Clube, no dia 24 de julho.

"Foi um jogo muito difícil. O Paulinho ajeita o dadinho bem demais, do jeito que ele quer, e se você não preparar muito bem o goleiro fica difícil. Mas eu joguei com calma, preparando as jogadas do jeito que eu gosto para chutar só na boa e fazer gols. Eu sabia que teria que fazer muitos gols", disse Rodrigo, que teve que usar de muita frieza para chegar ao título, já que o craque Tricolor tinha a vantagem do empate na decisão e fez 1 a 0 logo no começo do jogo.

"O Rodrigo é um talento. Não tem jogo fácil contra ele, que é muito preciso, um grande jogador e há muitos anos está entre os top", frisou Paulinho, referindo-se ao jogador do America, que, apesar da desvantagem inicial, virou o placar da decisão para 2 a 1 no fim da primeira etapa. Na segunda, porém, em jogo para cardíaco, Paulinho buscou o 2 a 2, Rodrigo fez 3 a 2 e Paulinho empatou novamente, um 3 a 3 que lhe daria o título. Mas, no duelo entre a emoção tricolor e a razão rubra, prevaleceu o sangue frio de Macieira, que fez 4 a 3, a 50 segundos do final da partida, e faturou o caneco.



Festa americana, alegria rubro-negra, já que, na disputa do terceiro lugar da Série Ouro, Belga, do Flamengo, derrotou Alexandre Aires, do Fluminense, por 4 a 2, e levou seu troféu para a Gávea. Completaram a lista dos oito premiados na quarta etapa do Carioca individual Marcinho (River), em quinto lugar; Juninho (Flamengo), em sexto; Edu (Vasco), em sétimo; e Adriano (Vasco), em oitavo. Dos 48 atletas desta etapa, oito caíram para a Série Prata: BYK (Grajaú Tênis Clube), Allan Shaolin (Olaria), Giordano (Grajaú Tênis Clube), Leandro Fernandes (Grajaú Tênis Clube), Marcelo Fish (Vasco), Kaka (Piedade), Laís Marcelo (Fluminense) e Marcelo Mendes (Fluminense).

Série Prata

Além da conquista de Victor Praça, que em decisão com nove gols levou a melhor sobre Ronald — eles só jogaram a Série Prata porque faltaram à etapa anterior, na Ouro — mais seis atletas estão novamente na elite do Carioca: Deco (Grajaú Tênis Clube), que goleou Porphirio, também do Grajaú, por 4 a 1 na disputa pelo terceiro lugar, PC (Fluminense), que terminou a etapa em quinto lugar; Paulinho (Piedade), em sexto; Crespo (Grajaú Tênis Clube), em sétimo; e Belfort (Olaria), na oitava posição.



Master

Entre os atletas da categoria Master, o lugar mais alto do pódio ficou com Sarti Neto, do Flamengo, que levou a melhor sobre Alvinho (Dobermans), por 2 a 1, na grande finalíssima. Já na disputa do terceiro lugar, Cesar (Dobermans), que tinha a vantagem do empate, ficou no 1 a 1 com Jorge, ex-atleta da Lafume, agora no Vasco. Completaram o pódio Marcus Rodrigues (Fluminense), em quinto lugar; Jorge Luiz (River), em sexto; Ronaldo (Dobermans), em sétimo; e Gil Almeida (Fluminense), em oitavo.



Sub 18

A garotada voltou a fazer bonito na quarta etapa do Carioca e ratificou o talento da futura geração do futebol de mesa. Em turno único, sete atletas brigaram, rodada a rodada, por um lugar no pódio. Ao término da "brincadeira", o título ficou com Gian (Fluminense), que somou 25 pontos, três a mais que José Augusto (America). Johathan (River) completou o pódio, seguido por Luquinhas (Fluminense), Salgueirinho (River), Gabriel Cataldo (America) e João Eduardo (Vasco). Com a conquista de mais um troféu de campeão em 2022, Gian, a joia tricolor, se isolou na liderança do ranking anual, com 1970 pontos, 30 a mais do que o americano José Augusto, vice-líder, e do riverense Johnathan, atualmente em terceiro lugar.



Por falar em ranking, na categoria adulto o top 3, até agora, é formado por Juninho (Flamengo), com 1870 pontos; Paulo Quartarone (Fluminense), com 1820; e Adriano (Vasco, que soma 1815. Na Master, os três primeiros colocados são Sarti Neto (Flamengo), que soma 1890 pontos; Jorge (Vasco), com 1855; e Ronaldo (Dobermans), com 1840.

Que venha a quinta etapa, dia 11 de setembro, novamente no ginásio do Grajaú Tênis Clube. O futebol de mesa do Rio de Janeiro agradece.

Fonte: Fefumerj