Alex Teixeira foi lançado por Romário e jogou ao lado de Edmundo em seu início pelo Vasco
Quinta-feira, 14/07/2022 - 18:31
Acertado com o Vasco, Alex Teixeira retorna ao clube que o revelou com a mesma missão que teve no último ano pelo Cruz-Maltino, que foi subir com o time. Em 2009, o atacante, na época com 19 anos, foi uma peça importante na conquista da Série B, com direito a gol do título, na vitória de virada, por 2 a 1, sobre o América-RN, no Maracanã, dando a volta por cima após o rebaixamento no primeiro ano como profissional.

Aos 32 anos, Alex Teixeira chega ao Vasco com status de estrela do time, posto que não deu tempo de ocupar. Em 2008, quando subiu para os profissionais, o atacante, então com 18 anos, foi treinado por Romário e dividiu espaço no campo com Edmundo, dois dos maiores ídolos do clube. Já em 2009, na campanha da Série B, o dono do time era Carlos Alberto, que na época já tinha uma carreira vitoriosa. O meia liderou um elenco muito batalhador, recheado de promessas da base e de jogadores desconhecidos em busca do reconhecimento nacional, características presentes no Vasco deste ano.

Com contrato até 30 de novembro, Alex Teixeira terá nesta temporada apenas a Série B para disputar, competição que ele já possui experiência. O jogador esteve em campo em 22 rodadas em 2009, 20 como titular. O atacante perdeu os cinco primeiros jogos, por estar com a Seleção Brasileira Sub-20. Depois voltou a desfalcar o Vasco em mais nove rodadas pelo mesmo motivo, já que foi convocado para disputar o Mundial Sub-20.

Os números na competição foram discretos, apenas cinco gols, mas não quer dizer que o atacante não tenha se destacado. Com muita velocidade e habilidade, Alex Teixeira era a válvula de escape do Vasco, contribuindo com muitas jogadas de perigo contra o adversário. Tanto, que após a competição, foi vendido ao Shakhtar Donetsk por 6 milhões de euros (na época R$ 15,3 milhões).

A TRAJETÓRIA EM CINCO PASSOS

Estreia sob o comando do Baixinho

Tratado como a principal joia da base desde o meia Morais, Alex Teixeira foi promovido para o time profissional logo no início de 2008. A estreia aconteceu no Torneio de Dubai, na derrota para o Hamburgo, por 2 a 1, em 10 de janeiro. A primeira oportunidade foi dada por Romário, que na ocasião era técnico e jogador da equipe. No entanto, a experiência durou pouco, já que o Baixinho pediu demissão após o presidente Eurico Miranda impor a escalação de Alan Kardec, que estava sendo observado pelo PSG.

O primeiro gol

Um mês depois da estreia, Alex Teixeira balançou a rede pela primeira vez, na vitória do Vasco, sobre a Cabofriense, por 5 a 1, em São Januário, pelo Carioca. O time vencia por 3 a 1, quando Morais sofreu um pênalti. O meia deu a bola para jovem cobrar e marcar o seu primeiro gol pelo profissional. Ao todo foram 13 bolas na rede, em 95 jogos pelo Cruz-Maltino.

Edmundo

Além de ser treinado por Romário, Alex Teixeira teve a chance de jogar lado a lado com o grande ídolo Edmundo. O atacante afirmou que gostaria de ser, para a então promessa, o que o Evair foi para ele, nos tempos em que jogaram juntos no Palmeiras e no próprio Vasco. Alex Teixeira também teve a oportunidade de jogar com Pedrinho e Odvan, que foram contratados na reta final da temporada.

Vaias da torcida

Apesar de ser tratado como uma grande joia, com uma multa de R$ 100 milhões no contrato, Alex Teixeira conviveu com as críticas dos torcedores, principalmente por desperdiçar muitos gols. O atacante oscilou bastante nos primeiros meses entre ser titular e ficar como opção no banco de reservas. No entanto, na reta final da temporada, com o Vasco lutando para não cair, conseguiu retomar a confiança do torcedor, sendo um dos poucos que foram poupados com a queda do time para a Série B.

Gol de título e redenção

Mais maduro, Alex Teixeira se firmou na campanha da Série B de 2009, na qual o Vasco foi campeão, com um gol do atacante. O Cruz-Maltino já havia conquistado o acesso na 34ª rodada, ao vencer o Juventude, por 2 a 1, no Maracanã, mas queria o título para coroar toda trajetória e o jogo que sacramentou a conquista aconteceu duas rodadas depois. O adversário foi o América-RN, que saiu na frente ainda no primeiro tempo. Mas a festa tinha que ser do Vasco e de seus torcedores, que lotaram o Maracanã e empurraram o time para a virada. Élton, de pênalti, empatou aos 15 minutos do segundo tempo. Já aos 40, Alex Teixeira recebe dentro da área, limpa o marcador e finaliza no cantinho, para dar a vitória ao time e soltar o grito de campeão das arquibancadas.



Fonte: Esporte News Mundo