Desfalques abrem espaço para Riquelme voltar a ser titular
Quarta-feira, 06/07/2022 - 11:30
Com os desfalques de Edimar e Gabriel Pec, que terão que cumprir suspensão, o técnico Maurício Souza vai ter que quebrar a cabeça para escalar o Vasco, sábado, contra o Criciúma, no Heriberto Hülse. Porém, uma coisa é certa, Riquelme será titular nesta partida, seja na lateral-esquerda, sua posição de origem, ou mais avançado.

Foi dessa maneira que Riquelme foi escalado nos minutos finais do empate com o Sport, quando substituiu o próprio Gabriel Pec. Essa possibilidade surge com mais força, principalmente pelas opções que Maurício Souza possui. Erick, que ainda busca se firmar, Lucas Oliveira e Vinícius, que não estão sendo relacionados.

A hipótese de escalá-lo na lateral-esquerda não está descartada, porém a tendência é de que Riquelme jogue como um ala, na linha de meio-campo, tendo a proteção de três zagueiros. Danilo Boza agradou bastante no empate com o Sport e pode ser mantido no time mesmo com o retorno de Anderson Conceição, que cumpriu suspensão e foi desfalque no Maracanã.

Dessa forma, Riquelme teria mais liberdade para atacar, explorando o que tem melhor, que é qualidade técnica. Na Série B, o cria de São Januário disputou apenas três partidas. Antes do jogo contra o Sport, o jogador foi titular na vitória sobre a Ponte Preta (1 x 0) e no empate com o Tombense (1 x 1), quarta e quinta rodada, respectivamente, ambas na lateral-esquerda.

Nesses jogos, Edimar ficou como opção, mas recuperou a titularidade em seguida. Riquelme amargou o banco de reservas, mas seguiu buscando o seu espaço, disputando de forma sadia com o veterano, que para o jovem, é como se fosse um pai.

"O Edimar eu costumo dizer que é meu pai. Eu o ajudo bastante e ele me ajuda também. Ele conversa muito comigo, principalmente no aspecto defensivo. Eu sou novo, tenho muito a melhorar e ele ajuda a fazer crescer o meu jogo. Eu brigo pelo meu espaço nos treinos para quando pintar a oportunidade, eu poder corresponder dentro de campo".

Renovação de Andrey Santos

Com 19 anos, Riquelme é apontado como uma das principais joias do elenco do Vasco. O lateral-esquerdo teve sequência com o técnico Fernando Diniz, na reta final da Série B do ano passado. No entanto, oscilou bastante como todo o time nas últimas rodadas. Nesta temporada, acabou recebendo menos oportunidades, com apenas oito partidas disputadas, mas viu Andrey Santos, outra cria do clube se destacar.

O volante negocia a sua renovação de contrato com o Vasco, enquanto é assediado por grandes clubes da Europa. Riquelme passou por situação semelhante, mas se entendeu com o Cruz-Maltino, aumentando o vínculo até 31 de dezembro de 2026. O lateral comentou a situação de Andrey Santos e torce para que ele permaneça no clube.

"Eu também passei por esse processo, mas deixei isso para a minha família, meu representante e só pensei em jogar bola. O Andrey é um garoto que tem a cabeça muito boa. Com certeza ele vai renovar e espero que fique aqui com a gente. Os empresários dele estão cuidando disso. Ele só pensa em jogar bola. Conversamos sobre futebol, não conversamos sobre essas coisas particulares dele. Vou ficar feliz se ele renovar porque ele ajuda muito a gente", finalizou Riquelme.



Fonte: Jogada 10