Com 16 gols, Vasco tem o melhor ataque do Brasileiro da Série B
Terça-feira, 28/06/2022 - 08:32
Os três gols contra o Operário, na última sexta-feira, colocaram o ataque do Vasco na prateleira de cima da Série B. O time chegou aos 16 gols marcados e, ao lado de Cruzeiro e Tombense, tem o melhor aproveitamento ofensivo da competição. A média de 1,14 gol por partida ainda é baixa, mas os últimas rodadas apontam para uma melhora do setor de criação, com oito gols em quatro jogos.

O ataque vascaíno foi o Calcanhar de Aquiles do Vasco nas primeiras rodadas da Série B, mas o time tem encontrado soluções para furar o bloqueio dos adversários. Nem sempre com facilidade e inspiração.

No jogo contra o Operário, por exemplo, o time de Maurício Souza encontrou dificuldades para criar chances de gol e não levou perigo algum à meta adversária no primeiro tempo. A primeira boa oportunidade só aconteceu aos 28 minutos da segunda etapa, com um chute de Palácios para fora. Seis minutos depois, o Vasco conseguiu o gol em uma cabeçada de Quintero após cruzamento de Nenê.

Para um time que ainda tem dificuldades para criar repertório ofensivo, a bola parada tem sido solução em São Januário. O gol de Quintero saiu após cobrança de escanteio, e o Vasco ampliou no fim com Nenê, de pênalti, e Palácios, em uma bela cobrança de falta.

- É difícil ver hoje na própria Série B um time fluindo o tempo todo. O Vasco já se defendia muito bem, e o próximo passo é a gente não perder essa solidez defensiva e conseguir um jogo mais controlador, mais perto do que foi o segundo tempo contra o Operário. Nossa equipe não está preocupada em jogar um futebol que coloque em risco nossa vitória, ela está preocupada em sair do campo vencedora. Falei para eles que estamos só no início da caminhada, falta muita coisa - ponderou Maurício após o jogo contra o Operário.

Evolução do ataque do Vasco na Série B:

• Quatro gols em cinco rodadas
• Oito gols em 10 rodadas
• 16 gols em 14 rodadas - foram oito gols em quatro jogos

Os números evidenciam o crescimento do time na competição. Nas últimas quatro rodadas, o Vasco marcou os mesmos oito gols que tinha marcado nas 10 primeiras partidas da Série B. Nesse recorte, a média de gols do time passa a dois por confronto.

Na rodada anterior, diante do Londrina, o Vasco também passou o primeiro tempo em branco e fez um jogo burocrático após abrir o placar no início da etapa final. Tem sido essa a tônica do time enquanto Maurício Souza tenta melhorar a produtividade do ataque. O técnico reconheceu que a equipe precisa evoluir e revelou que Zé Ricardo já havia detectado problemas e vinha trabalhando em busca de soluções. Ao seu modo, o Vasco tem conseguido superar as dificuldades e crescer.

Esta Série B tem sido marcada por poucos gols e placares apertados. Líder do campeonato, o Cruzeiro tem os mesmos 16 gols do Vasco, mas um jogo a menos. Juntos, ao lado do Grêmio, os times dividem também a melhor defesa da competição, com cinco gols sofridos.

Com a evolução do ataque nas últimas rodadas, o Vasco encontrou o ponto de equilíbrio que o mantém como único invicto e na vice-liderança à caça do Cruzeiro, que no momento tem um ponto a mais. Com uma defesa sólida, que não foi vazada em 10 dos 14 jogos até aqui, o time de Maurício Souza aos poucos vai encontrando o caminho para as redes.

O próximo desafio é contra o Novorizontino, às 21h30 de quarta-feira, no Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi, pela 15ª rodada da Série B. O Vasco já está em São José do Rio Preto, onde está hospedado e vai encerrar a preparação nesta terça.



Fonte: ge