Nenê faz curso da CBF para treinador e iniciará o de gestão: 'Meu plano é seguir realmente nessa área do futebol'
Segunda-feira, 27/06/2022 - 21:06
Embora sempre frise que ainda não estipula uma data para sua aposentadoria, Nenê, que está prestes a completar 41 anos, já começa a se preparar para quando pendurar suas chuteiras. O meia do Vasco cursa a Licença B da CBF para treinador e iniciará a que é voltada para executivos de futebol.

"Meu plano é seguir realmente nessa área do futebol, que é o que eu mais amo fazer. Comecei a fazer a Licença B para ter todas as possibilidades possíveis e agora eu vou começar o curso de Executivos de Futebol. Não tenho uma certeza porque como minha cabeça ainda está no futebol, eu não sei exatamente qual será a área ideal. Mas com certeza uma das duas será minha principal função", declarou o jogador ao site oficial da CBF.

Com uma vasta experiência no futebol do exterior, Nenê acredita que o Brasil está bem servido de treinadores, mas ainda pode melhorar na questão de gestão extracampo:

"Eu acho que o que falta a gente melhorar nos clubes brasileiros é ter a gestão de clubes europeus, ser uma empresa, né? Tiveram muitos problemas financeiros nos clubes brasileiros que foram mais por causa das gestões, então eu quero tentar ajudar nessa parte".

Mais experiente do atual elenco do Vasco, Nenê já começa a "virar a chave" sobre sua visão e posicionamento dentro do vestiário.

"Se eu puder pegar um pouco de cada treinador e realmente a gestão do grupo como um todo... Ainda mais hoje que eu sou um dos mais velhos do elenco, por exemplo, então começo a entender um pouco mais do todo. Acho que isso vai ser uma coisa muito importante para mim, poder juntar com o lado acadêmico e colocar isso em prática dentro de campo, dentro da gestão... Acho que esse é um fator primordial para o sucesso de um clube", avaliou.

Nesta temporada, Nenê já disputou 25 partidas, tendo feito nove gols e dado nove assistências.



Fonte: UOL