Libra fará nova assembleia na próxima semana
Sábado, 18/06/2022 - 11:34
A Libra (Liga de Clubes dos Brasil) fará uma nova assembleia para na próxima semana para avançar em sua estruturação: estarão em pauta pontos como marca e orçamento para a organização. Além disso, será debatido a melhor forma de receber um possível investimento para compra de parte da Libra. Por enquanto, a organização decidiu esquecer o outro grupo de clubes que se opõe ao seu modelo.

A entidade conta, atualmente, com os clubes de São Paulo das Séries A e B, como Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, além de Flamengo, Vasco, Botafogo e Cruzeiro. O Grêmio também já declarou que deve aderir.

Um grupo de 25 clubes das Séries A e B —liderado por Fluminense, Inter e Atlético-MG— não concordou com a divisão de dinheiro de TV proposta pela Liga. Fundaram um novo grupo que terá estatuto e também governança. O diálogo entre as partes está interrompido no momento.

Depois disso, a Libra decidiu internamente continuar a discutir os critérios de divisão de dinheiro e já fez mudanças no modelo original. Agora, a distribuição dos recursos será de 45% igual, 25% por premiação e 30% por engajamento de torcida. Antes, havia apenas 40% distribuído igual.

Além disso, a Libra retirou os critérios de redes sociais e audiência do item de engajamento de torcida. Outro ponto alterado foi acabar com o voto secreto, que agora se tornará aberto. Alguns dos pontos foram sugestões dos 25 clubes, mas isso não provocou evolução no diálogo.

Agora, em sua terceira assembleia, a Libra quer estabelecer uma marca própria para ter um ponto inicial para comercialização. Ainda será debatido o orçamento necessário para bancar os custos da Liga. Outro ponto em aberto é a estruturação para receber investimentos de fundos para compra de parte da organização.

Por enquanto, não incomoda os membros da Libra que os clubes não tenham aderido. A intenção é avançar com as discussões e espera-los no futuro.

Fonte: Blog do Rodrigo Mattos - UOL