Conheça o perfil de Maurício Souza, novo técnico do Vasco
Segunda-feira, 13/06/2022 - 20:01
Maurício Souza não foi consenso internamente, mas será o substituto de Zé Ricardo. Pesou na escolha a convicção de Carlos Brazil e Eduardo Húngaro, gerente e coordenador do Vasco, respectivamente. Mas o que levou os homens forte do futebol a apostarem todas as fichas no técnico, que chega com rejeição de parte da torcida e inicia nesta terça seu primeiro trabalho à frente de um time profissional?

Brazil e Húngaro trabalharam a maior parte da carreira com categorias de base. São profissionais que se destacaram no seguimento e conhecem bem a área. Trabalharam juntos e viram Maurício se sobressair em equipes de base. Primeiro no Botafogo, mas especialmente no Flamengo, onde ele conquistou inúmeros títulos. Na categoria sub-20, foi campeão da Copinha, da Copa do Brasil, do Brasileiro e da Supercopa do Brasil, por exemplo.

O estilo de jogo das equipes comandadas por Maurício, 48 anos, também foi algo que despertou atenção do comando do Vasco. Internamente, avaliasse que ele é um treinador que tem um perfil equilibrado, que prepara suas equipes de acordo com os adversários e tem repertório tático para isso. O clube também acredita que ele é um dos poucos treinadores da nova geração que sabe trabalhar em bloco alto, pressionando de forma organizada.



Ainda sem o aporte financeiro da 777, a questão financeira também foi determinante. Outros quesitos, no entanto, foram levados em conta, segundo apurou o ge. O fato de saber e gostar de trabalhar com jogadores jovens, o repertório de jogadas de bolas paradas, o modo como ele lida com a gestão de pessoas e o estilo sanguíneo à beira do campo.

Pelo profissional, Mauricinho comandou o Flamengo em 19 ocasiões, a maior parte nas primeiras rodadas do Campeonato Carioca de 2020 e 2021, quando o clube deu início à competição com os garotos do sub-20. Ele também assumiu a equipe interinamente no intervalo entre a saída de um treinador e a chegada de outro, quando Rogério Ceni testou positivo para Covid-19 e também quando Renato Gaúcho preferiu não viajar para Natal num confronto da Copa do Brasil do ano passado, depois de ter vencido o jogo de ida por 6 a 0.

Ao todo, foram 12 vitórias, três empates e quatro derrotas nessas ocasiões.

Além das experiência em Botafogo e Flamengo, Maurício teve uma curta passagem pelo Athletico no início deste ano, quando assumiu como auxiliar-técnico de Alberto Valentim, mas acabou dispensado aproximadamente dois meses depois de chegar. No Vasco, ele terá a primeira oportunidade de tocar um trabalho como técnico efetivo do time profissional.

Estudioso e estrategista

Maurício Souza foi auxiliar técnico de Eduardo Húngaro no primeiro semestre de 2014, quando o Botafogo disputou a fase de grupos da Libertadores. No ano seguinte, era o treinador do sub-20 quando Carlos Brazil assumiu um cargo na gerência da base do clube alvinegro. A relação com os atuais coordenador de futebol e gerente-geral do Vasco foi essencial para a contratação anunciada nesta segunda-feira. Maurício também é amigo de infância e muito próximo de Zé Ricardo, seu antecessor no clube.

O ge ouviu diversas pessoas pessoas que trabalharam com Mauricinho nos últimos anos, desde a origem no futebol do salão até as experiências recentes em Botafogo e Flamengo. É unânime o entendimento de que ele é um treinador aplicado, inteligente, estudioso e estrategista. "É o que tem de mais moderno em treinamento", resumiu um ex-companheiro no Fla.

No Flamengo, por exemplo, o trabalho de Mauricinho é apontado como essencial na ascensão de Rodrigo Muniz, que deslanchou sob seu comando no Carioca do ano passado e, meses mais tarde, foi vendido ao Fulham, da Inglaterra, por cerca de R$ 50 milhões (na cotação da época). Ele também é muito próximo a jogadores como o goleiro Hugo Souza e o meia Luiz Henrique, criado na base do Fla e atual jogador do Vasco.

No dia a dia do Flamengo, Maurício era uma das companhias preferidas do lateral-esquerdo Filipe Luís nas prosas sobre esquemas táticos. O novo treinador do Vasco, orgulhoso, costuma compartilhar em seu perfil numa rede social os vídeos de alguns de seus trabalhos. São lances de gol e construções de jogadas que chamam atenção pela troca de passes de pé em pé até chegar na área do adversário.



Foi por indicação de Lucena que ele iniciou sua carreira de treinador no clube Casa de España, a princípio no comando do sub-11. De acordo com o site de sua assessoria de imprensa, são mais de 20 títulos conquistados nos 10 anos em que migrou pelo futsal e pelo futebol de campo de Botafogo e Flamengo.

Botafogo futsal

- Campeão Carioca Sub-17 2011
- Campeão Carioca categoria adulto 2011
- Campeão Carioca Sub-17 2012
- Campeão Carioca Sub-20 2012
- Campeão Copa do Brasil Sub-20 2012
- Vice-campeão Carioca adulto 2013
- Campeão Copa do Brasil Sub-20 2013
- Campeão Carioca Sub-20 2013

Botafogo futebol de campo

- Campeão da Copa da Juventude Sub-13 (2010)
- Campeão da Copa Revela Talentos Sub-17 (2011)
- Campeão da Taça Rio Sub-20 (2014)
- Campeão Carioca Sub-20 (2014)
- Campeão do Torneio Otávio Pinto Guimarães Sub-20 (2015)

Flamengo futebol de campo

- Campeão da Copa São Paulo de Futebol Jr (2018)
- Campeão da Taça Rio Sub-20 (2018)
- Campeão do Torneio Otávio Pinto Guimarães Sub-20 (2018)
- Campeão da Taça Guanabara Sub-20 (2019)
- Campeão Carioca Sub-20 (2019)
- Campeão da Taça Otávio Pinto Guimarães Sub-20 (2019)
- Campeão Brasileiro Sub-20 (2019)
- Campeão da Copa do Brasil Sub-20 (2019)



Origem no futebol de salão

Embora tenha sido jogador profissional no campo, com passagens por América e outras equipes de menor expressão, Maurício Souza é um filho do futebol de salão. É apontado até hoje como uma das principais referências da modalidade, embora não se dedique integralmente ao esporte há alguns anos.

Mauricinho foi atleta de futsal do Vasco no fim da carreira, entre 2001 e 2002, na equipe que sucedeu o timaço comandado por Manoel Tobias e companhia - ele chegou ao clube na época em que o investimento vascaíno na modalidade foi interrompido. Alguns anos depois, ele voltou ao Cruz-Maltino como membro da comissão técnica.



- Ele era um ala direito bem inteligente, um ala armador, jogador de técnica refinada - conta Sávio Badini, preparador físico do time de futsal do Vasco em 2002.

- Tinha o controle do corpo muito aguçado, era um jogador que participava bem da armação das jogadas, dava assistências. Eu me lembro que enfrentei muito o Maurício, como jogador e treinador, a gente não gostava que ele tivesse a bola justamente para não pensar o jogo, não armar, não dominar as ações de ataque. Tinha uma boa leitura de jogo. Maurício era bom jogador, bom jogador mesmo - acrescentou ele.

Como treinador, ele só migrou para o campo em 2010, quando comandou o sub-11 do Botafogo numa competição em Rio Bonito. No entanto, seguiu tocando os trabalhos no futsal de maneira paralela. Três anos depois, em 2013, recebeu o apelido de "Mouricinho", uma alusão ao técnico português multicampeão José Mourinho, pela fila de troféus conquistados no clube alvinegro.

O fato de trabalhar simultaneamente no campo e na quadra rendeu uma boa história na fase eliminatória da Taça Brasil Sub-20 em 2012, quando ele chegou num jogo contra o Foz Cataratas com a bola já rolando em função do compromisso em outra categoria. O Botafogo perdia por 3 a 1, mas virou para 7 a 4 depois da chegada do seu treinador.

"Quando ele chegou, o time já começou num ânimo diferente, começou a correr mais. Vai vir esporro aí (risos). Foi ele entrar no ginásio que o time começou a reagir", lembra um ex-companheiro dele.

Mauricinho vai ter no Vasco da Gama a chance que ele já aguardava há muito tempo, como conta o amigo Antônio Wagner Kbça, que hoje é treinador de futsal por causa de Maurício.

- Ele foi um grande incentivador do meu crescimento. Para nós que conhecemos ele, sabemos que se trata de um dos melhores treinadores do nosso estado, e vai fazer coisas grandes se permitirem que ele trabalhe. Sem dúvidas, é mais preparado do que um monte de nomes famosos que já dirigiu clubes de ponta - afirma Kbça.

- Só permitindo trabalhar que o Brasil verá quem é. Em algum tempo, poderão ver o que estou falando. Estamos falando de um dos maiores nomes do futebol, que já foi do futsal e é um orgulho pra nós vê lo agora como protagonista - conclui.

Fonte: ge