Torcedor do Vasco, Diego Souza é a aposta do Grêmio nesta 5ª-feira em São Januário
Quinta-feira, 02/06/2022 - 19:55
Pressionado por vitória após passar o mês de maio inteiro sem vencer, o Grêmio encara o Vasco nesta noite em São Januário e aposta em um torcedor do clube carioca para sair da crise. Diego Souza, torcedor declarado e que já defendeu o Cruzmaltino, segue como a principal esperança de gols para recolocar o Tricolor no G-4.

Vascaíno de arquibancada, o centroavante vive momento adverso na temporada, apesar de ser artilheiro do Tricolor no ano e também da Série B, com quatro gols marcados na competição. Após passar em branco nas duas últimas rodadas, o centroavante de 36 anos vê crescer a sombra de Elkeson, hoje a principal ameaça a sua titularidade.

Roger Machado chegou a testar uma formação com os dois centroavantes juntos contra o Criciúma, mas abandonou a ideia na partida seguinte, contra o Vila Nova, reabrindo a disputa interna no comando de ataque. Diego Souza tem levado vantagem pelos números e retrospecto recente, mas há quem veja a maior movimentação de Elkeson como justamente o que o time precisa nesse momento.

Nesta quinta-feira, Diego tem pelo caminho um clube pelo qual já levantou taça e pelo qual torcia quando criança, nas arquibancadas de São Januário. Em entrevista recente ao ge, o centroavante contou que até hoje costuma acompanhar os jogos do Cruzmaltino, mas que seu foco está em devolver o Grêmio para a elite, clube que também está entre suas paixões.

– Sou Vasco desde criança. O Sport é um time que sou apaixonado e o Grêmio é outra paixão. Essas três equipes estarão marcadas no meu coração para o resto da minha vida. Se tiver que ver jogo, vou ver o jogo do Vasco como sou carioca – disse Diego.

Durante o mês de maio, o Grêmio fez apenas um gol na Série B, anotado exatamente por Diego Souza, no empate em 1 a 1 contra o Ituano. Com nove gols anotados, o atacante carrega o posto de artilheiro da equipe na temporada.

Aos 36 anos, Diego Souza está na terceira temporada consecutiva no Tricolor. Em 2020 e 2021, foi o jogador que mais balançou as redes na equipe, com 28 e 24 gols, respectivamente. Nesta temporada, quer repetir o feito para conquistar o acesso e depois decidir seu futuro, talvez até a aposentadoria.

– Meu objetivo é colocar o Grêmio na primeira divisão novamente, ser o artilheiro da Série B, porque com isso estou ajudando os companheiros, e aí a gente vê o que acontece no ano que vem – relatou o centroavante.

Passagem e quase retorno ao Vasco

Nascido no Rio de Janeiro, Diego Souza foi revelado pelo Fluminense e chegou no time da Colina apenas em 2011, aos 25 anos, onde ficou por duas temporadas. No primeiro ano, conquistou o título da Copa do Brasil vestindo a camisa 10, atuando no meio-campo.

Em 2012, disputou a Copa Libertadores. Nas quartas de final, enfrentou o Corinthians, que acabou sagrando-se campeão daquela edição, em um confronto que ficou marcado pelo duelo particular com Cássio, até hoje lamentado pelos vascaínos.

No final do ano passado, o atacante chegou a ser liberado pelo Grêmio para procurar outro destino. Diego Souza chegou a negociar e quase encaminhou sua ida ao Sport. Porém, o Grêmio voltou a fazer contato e "recontratou" o atacante.

Nesse período, em dezembro de 2021, o Vasco chegou conversar com camisa 29 através do diretor executivo de futebol, Carlos Brazil. Diego Souza revelou que ouviu a proposta do clube, mas não seguiu adiante com as tratativas.

– Conversei sim, com o (Carlos) Brazil, mas não chegamos a nenhum acordo. Até porque naquele momento não queria ouvir a proposta do Vasco para o Diego, mas o projeto para o Vasco da Gama. Eu sou muito sincero, conheço o peso da camisa do Vasco, tudo ali dentro, joguei quase dois anos, fora as arquibancadas. O Vasco já tinha ficado na 2ª divisão. As contratações não poderiam ser para a 2ª divisão, que não conseguiriam assumir a pressão que a camisa do Vasco tem – detalhou.

Grêmio e Vasco se enfrentam às 20h desta quinta-feira, em São Januário, no Rio de Janeiro. A partida é válida pela 10ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O Grêmio está na quinta posição da tabela, com 13 pontos, enquanto o Vasco é o vice-líder, com 17.



Fonte: ge