Vasco mira evolução ofensiva para crescer na Série B; veja os mapas de calor dos 8 primeiros jogos
Sábado, 21/05/2022 - 18:56
Se conseguiu evoluir defensivamente, sendo a segunda equipe com menos gols sofridos na Série B, o Vasco ainda busca solidez ofensiva sob o comando de Zé Ricardo. Com seis gols em oito jogos, o time está entre os que menos finaliza na competição. Contra o Guarani, na noite da última quinta-feira, o ataque passou em branco pela segunda vez no campeonato.

Antes, o Vasco só havia ficado sem balançar as redes no 0 a 0 contra a Chapecoense, pela terceira rodada. Nos outros seis jogos, marcou um gol em cada, com média de 0,75 gol por partida na Série B. Na terceira colocação, com 14 pontos, o time encerra a oitava rodada no G-4 e como único invicto, com três vitórias e cinco empates. Muito em função do desempenho da defesa.

O time de Zé Ricardo foi vazado apenas três vezes e só fica atrás do Sport, que levou dois gols e tem a melhor defesa da competição. Há três rodadas sem sofrer gols, igualou sequência que tinha alcançado pela última vez em fevereiro de 2019. Com a defesa em bom momento, o treinador sabe que precisa melhorar a produção ofensiva do Vasco.

- Estamos em um processo de evolução e esperamos muito poder evoluir nas próximas partidas e entregar aquilo que o torcedor e nós também queremos, que é uma partida um pouco mais consistente no setor ofensivo também - disse Zé Ricardo em entrevista recente ao Globo Esporte.

A grande dificuldade do time nas oito primeiras rodadas tem sido construir pela faixa central do campo. Os mapas de calor (veja ao fim), segundo o site Goal, apontam para uma atividade maior pelas laterais e, ainda assim, pouca intensidade no setor ofensivo. Geralmente o Vasco incomoda mais pelo lado direito.

Apenas o gol contra o CRB, no empate em 1 a 1 pela segunda rodada, saiu após investida pelo centro do campo, mas o lance terminou em cruzamento da esquerda: Zé Gabriel recebeu na intermediária e achou Nenê na lateral para cruzar para Raniel marcar.

O veterano, inclusive, participou de boa parte das jogadas de gols do Vasco, mas não pelo meio, posição em que atua. Três gols surgiram de cobranças de escanteios, outro de cruzamento da direita que a bola sobrou na entrada da área e um em lance ensaiado de falta.

Nenê é o titular do setor no Vasco e atuou em sete dos oito jogos. Cumpriu suspensão diante do Guarani e foi substituído por Bruno Nazário, que fez seu terceiro jogo na Série B, o segundo como titular e em sua posição de origem, mas o meia não conseguiu resolver o problema de construção. A expectativa é que Carlos Palacios possa agregar qualidade à criação, mas o chileno ainda busca a melhor forma física para assumir vaga no time - participou de cinco partidas, mas todas entrando no segundo tempo.

Após o empate com o Guarani, o elenco retornou ao Rio de Janeiro na última sexta-feira e terá cinco dias para se preparar para o próximo compromisso, na quinta-feira, contra o Brusque, em São Januário, pela nona rodada da Série B.

Mapas de calor do Vasco na Série B:

Vasco 1x1 Vila Nova - 1ª rodada



CRB 1x1 Vasco - 2ª rodada



Chapecoense 0x0 Vasco - 3ª rodada



Vasco 1x0 Ponte Preta - 4ª rodada



Tombense 1x1 Vasco - 5ª rodada



Vasco 1x0 CSA - 6ª rodada



Vasco 1x0 Bahia - 7ª rodada



Guarani 0x0 Vasco - 8ª rodada



Fonte: ge