Vasco vai jogar pela 9ª vez na Arena da Amazônia; confira o retrospecto
Quarta-feira, 18/05/2022 - 12:55
O Vasco tem com a Arena da Amazônia uma relação que poucos clubes fora de Manaus conseguem preservar. A partida contra o Guarani nesta quinta-feira, pela oitava rodada da Série B do Brasileirão, será a nona do clube desde a inauguração do estádio em 2014.

Na média, o Vasco joga na Arena uma vez por ano. Mas o que ajuda a elevar essa estatística, na verdade, aconteceu nos primeiros dois anos e meio do estádio: o clube do Rio atuou sete vezes em Manaus entre abril de 2014 e outubro de 2016. O último jogo foi contra o Corinthians, pelo Brasileirão de 2019.

O time comandado pelo técnico Zé Ricardo vai defender a invencibilidade do Vasco em jogos oficiais na Arena da Amazônia: são três vitórias e três empates. As únicas duas derrotas aconteceram no torneio amistoso disputado com Flamengo e São Paulo em 2015.



Veja a lista de jogos do Vasco na Arena da Amazônia:

Resende 0 x 0 Vasco - Copa do Brasil 2014

Na terceira partida da história da Arena da Amazônia, que ainda se preparava para receber os jogos da Copa do Mundo, Vasco e Resende empataram sem gols pela primeira fase da Copa do Brasil. Adilson Batista poupou alguns titulares por causa da final do Campeonato Carioca, contra o Flamengo, e conseguiu se classificar na volta, com vitória por 1 a 0 em São Januário.

Vasco 1 x 1 Oeste - Série B 2014

Em setembro daquele ano, de novo como visitante, o Vasco voltou a Manaus pela Série B. O Oeste abriu o placar com gol irregular de Fábio Santos (a bola não entrou totalmente), mas o time cruz-maltino chegou ao empate na cobrança de pênalti de Douglas, graças à jogada individual de Thalles no fim do jogo.

Flamengo 1 x 0 Vasco - Torneio de Manaus 2015

O Torneio de Verão de Manaus foi uma competição de pré-temporada disputada entre Vasco, Flamengo e São Paulo em janeiro de 2015. O primeiro amistoso do time-cruzmaltino foi contra o Flamengo: derrota por 1 a 0, com gol marcado por Everton num vacilo de Sandro Silva na saída de bola.

São Paulo 2 x 1 Vasco - Torneio de Manaus 2015

Dois dias depois, foi a vez de enfrentar o São Paulo no torneio. Luís Fabiano abriu o placar para o Tricolor Paulista, Montoya descontou para o Vasco, mas Souza marcou de cabeça e selou a segunda derrota vascaína em Manaus.

Vasco 1 x 0 Fluminense - Final Taça Guanabara 2016

O Vasco já conquistou um título na Arena da Amazônia, ainda que tenha sido de um turno do Campeonato Carioca. Em 2016, o time comandado por Jorginho venceu o Fluminense na final da Taça Guanabara, o gol marcado por Riascos. Foi, na ocasião, o 21º jogo consecutivo de invencibilidade da equipe.

Vasco 2 x 0 Flamengo - Semifinal do Carioca 2016

Em jogo único, o Vasco venceu o rival Flamengo com com show da dupla Riascos e Andrezinho, os autores dos gols do jogo. No primeiro, Riascos fez o que quis com o zagueiro César Martins na esquerda e cruzou no lance que terminou com a finalização de Andrezinho. No segundo, foi a vez de Andrezinho lançar o atacante para selar a eliminação do Flamengo.

Vasco 1 x 0 Londrina - Série B 2016

Pressionado por conta de duas derrotas seguidas, o Vasco teve um jogo difícil contra o Londrina, pela 30ª rodada - ou seja, na reta final da competição, com a briga pelo acesso afunilando. A vitória só foi possível graças a um gol contra de Germano, que desviou de cabeça a falta cobrada por Nenê.

Vasco 1 x 1 Corinthians - Brasileirão 2019

O último jogo do Vasco na Arena da Amazônia foi em maio de 2019, logo na terceira rodada do Brasileirão. O estádio lotou com duas das maiores torcidas do Brasil. Mateus Vital fez valer a lei do ex e abriu o placar para o Timão, mas Maxi Lópes, de pênalti, deixou tudo igual em Manaus.

Fonte: ge