Futmesa: Vascaínos disputaram a 2ª etapa do Estadual Individual da modalidade Dadinho
Quarta-feira, 18/05/2022 - 02:30
Um domingo de muita festa para os rubro-negros. De forma invicta (8 vitórias e 4 empates) e esbanjando talento, o garoto-prodígio Juninho, do Flamengo, sagrou-se campeão da segunda etapa do Campeonato Carioca individual (dadinho 9 x 3) promovido pela Federação de Futebol de Mesa do Rio de Janeiro (Fefumerj), dia 10/04/2022, no ginásio do Grajaú Tênis Clube. O troféu foi conquistado após emocionante final contra outro craque das palhetas, Victor Praça (America), na qual Juninho fez valer a vantagem do empate, segurou um heroico 3 a 3 e celebrou mais uma façanha na categoria adulto, ratificando toda a sua habilidade na arte de balançar o filó (fez 43 gols e sofreu 19).

"Não passou pela minha cabeça que eu pudesse ser campeão. Afinal, eu não vinha jogando muito bem e não estava treinado. Ainda mais tendo na briga pelo título feras como Paulinho Quartarone, Bandini, Ronald, Victor Praça e Adriano, que estão jogando muito. Mas, felizmente, deu tudo certo e foi a melhor sensação do mundo erguer mais um troféu em etapa da Fefumerj", revela Juninho, feliz com sua campanha invicta e com o fato de ter conseguido segurar Victor Praça na decisão.

"A final contra o Victor foi dificílima. Ele estava muito calmo, tranquilo, enquanto eu me sentia nervoso, ansioso. Mas, com minha virada no começo do segundo tempo, eu passei toda a pressão para ele e fiquei mais tranquilo até o final do jogo, mesmo após o empate. Voltar a ser campeão foi uma resposta para o que eu quero esse ano, que é conseguir jogar todas as etapas do individual", frisou Juninho, que assumiu a liderança do ranking anual da Fefumerj, feito que não o deixa pressionado por resultados: "A responsabilidade é dos que vêm atrás e estão há mais tempo tentando conquistar o Estadual".

A festa rubro-negra continuou na disputa pelo terceiro lugar, um jogaço no qual Ricardo Mendonça (Flamengo) venceu Paulinho Quartarone (Zico 10), por 3 a 2, e levou mais um troféu para a Gávea. Completaram a lista dos oito premiados na segunda etapa do Carioca individual Cleciano (Vasco), em quinto lugar; Tuca (Flamengo), em sexto; Mello (Lafume), em sétimo; e Leal (Grajaú Tênis Clube), em oitavo. Dos 48 atletas na segunda etapa, oito caíram para a Série Prata. São eles: Custódio (Grajaú Tênis Clube), Edmundo (Fluminense), Crespo (Grajaú Tênis Clube), Anthony (Aliados), Wallax (America), Léo Fernandes (America), Ângelo (Fluminense) e André Galdino (Zico 10).



Série Prata

O Flamengo também marcou presença na final da Série Prata, com Wellington, mas quem fez a festa e ergueu o troféu foi Marcinho, do River, que, bateu o atleta rubro-negro por 4 a 2 e carimbou seu passaporte de volta à Série Ouro na terceira etapa de 2022, no dia 29 de maio. Wellington também subiu, assim como duas revelações da Lafume, que superaram os favoritos e decidiram o terceiro lugar, que ficou com Harley, após fazer 2 a 0 sobre Giordano, assegurando um troféu para os Esmeraldinos. Também garantiram o acesso Alejjandro (Vasco) que terminou a etapa em quinto lugar; Anderson (Dobermans), em sexto; Jorge Henrique (River), em sétimo; e Maurício (Dobermans), na oitava posição.



Master

Já entre os atletas da categoria Master, não teve para ninguém. Os Dobermans "latiram" alto e sobraram na turma, ocupando os dois primeiros lugares no pódio. Na decisão, Ronaldo e Alvinho empataram em 2 a 2, resultado que garantiu o título a Ronaldo, após um duelo decidido no detalhe. Na disputa do terceiro lugar, Jaime (Flamengo) também fez valer a vantagem do empate e ficou no 1 a 1 com Jorge Luiz (River). Completaram o pódio Gil Almeida (Zico 10), em quinto lugar; Pitico (River), em sexto; Sarti Neto (Flamengo), em sétimo; e João Carlos (Botafogo), em oitavo.



Sub 18

A garotada também fez bonito na segunda etapa do Carioca e mostrou que a futura geração pede passagem, com autoridade, para perpetuar a prática do futebol de mesa. Em turno único, os oito atletas brigaram, rodada a rodada, por uma vaga nas semifinais. Ao término da "brincadeira", o título ficou com José Augusto (America), que, na final, levou a melhor sobre Gian (Fluminense), por 3 a 1. Na disputa do terceiro lugar, Gabriel Cataldo (America), com fome de gols, fez 7 a 1 em Johnathan (River), levando mais um troféu para a sua coleção. Salgueirinho (River) ficou em quinto lugar, seguido por Luquinhas (Lafume), em sexto; João Eduardo (Vasco), em sétimo; e Dudu (America), em oitavo. Show nas mesas.



Fonte: Fefumerj