Confira outros tópicos da entrevista coletiva de Zé Ricardo após Vasco 1 x 0 Bahia
Domingo, 15/05/2022 - 20:17
Após passar semanas de muita pressão no comando do Vasco, Zé Ricardo ganha um alívio com a vitória por 1 a 0 sobre o Bahia, neste domingo - a segunda consecutiva da equipe na Série B. No entanto, o treinador reconhece que a equipe não criou tantas oportunidades de gol e que precisa melhorar em alguns quesitos.

- Certamente a gente precisa evoluir, mas a gente trabalhou a questão ofensiva. Ainda temos deficiências que precisamos corrigir no dia a dia. Mas conversamos muito nas preleções sobre a importância de levar o resultado positivo no intervalo, porque o Bahia poderia dar espaço para a gente. Porque é uma equipe muito ofensiva, avança com os laterais e se a gente tivesse a oportunidade de trabalhar nesses espaços...Infelizmente não conseguimos aproveitar tanto, ainda temos que rever analisou.

O resultado positivo levou o Vasco a alcançar os 13 pontos, e se consolidar na briga pelas primeiras colocações da Série B.

Ainda assim, o Vasco não conseguiu uma grande exibição para seus torcedores. As três vitórias vascaínas na competição foram justamente por 1 a 0, em São Januário, muitas vezes com riscos até o fim. O que demonstra a falta de criação de oportunidades ou dificuldade de convertê-las.

- A gente vai criando umas situações e as exigências vão aumentando. Certamente, eu não fico tranquilo no banco com o 1 a 0 até o final. Hoje a gente estava conversando com o Eduardo Húngaro, ele falou: "São 44 vitórias nas 7 rodadas, 21 delas por 1 a 0". Então não é somente o Vasco que está com essa dificuldade de jogar, de passar pela barreira do adversário e defender o resultado. Tomara que a gente consiga evoluir. É um dos nossos pontos mais sensíveis, que a gente precisa trabalhar. Estamos caminhando, com passos maiores ou menores, mas é importante vencer jogos como esse.

Veja outras respostas do treinador:

Camisa do Pai Santana e apoio da torcida

- O fato de eu estar com essa camisa é para agradecer a torcida que fez uma festa linda, apoiou o tempo todo, vibrou, entendeu que a gente enfrentava uma grande equipe, jogo nervoso. Certamente, o apoio deles deu tranquilidade para sair com os três pontos. Dos jogos que tive aqui este ano, sem dúvida nenhuma foi o jogo mais emocionante. Essa interação dos meninos, principalmente os que tem sangue vascaíno, eles se identificam muito, às vezes a gente precisa controlar essa ansiedade.

Desempenho do Yuri Lara

- Yuri chega ao Vasco com essa característica, é vascaíno, não se cabe de alegria de representar o Vasco. É uma equipe operária que quer melhorar, dar espetáculo. Orgulho para qualquer treinador e jogadores. A gente tem que ir conforme as nossas potencialidades, diminuir deficiências. Yuri é um dos jogadores que representa isso, mas a equipe está de parabéns e quem está chegando está entendendo isso.

Evolução do elenco

- Falei para eles no vestiário: certamente nosso melhor estaria por vir. Temos muita coisa para evoluir. Mas, certamente, se a gente se aplicasse, procurasse fazer o que a gente estava fazendo, com e sem a bola. Eu tenho certeza que a gente estava preparado para fazer o nosso melhor. Logicamente que precisamos evoluir, foi uma entrega incrível, a torcida percebe, se identifica com algumas características, como a coragem que nunca vai faltar. A gente está tentando evoluir. Foi uma vitória sobre uma equipe de nível, com um grande treinador que é o Guto. Legal que a gente está conseguindo recuperar alguns jogadores nas partes físicas e técnicas.

Pressão

- De qualquer forma, foi a entrega do grupo, muito comprometido com o que a gente pede, e vem se fortalecendo sob pressão e críticas. Jogar no Vasco é uma pressão que vai acontecer comigo ou qualquer jogador. A gente quer devolver o Vasco à posição dele, mas tem 31 jogos à frente. É sempre bom vencer. Foi bom fazer três pontos em São Januário, temos um jogo importante agora em Amazonas contra o Guarani, que tem uma boa equipe. Fez a troca do treinador, mas tem jogadores interessantes. Contra a Tombense teve desfalques, que voltam contra a gente. Temos que nos preparar para enfrentar o Guarani.

Figueiredo

- O Figueiredo é um atleta que acostumou na base a fazer muitos gols, vinha se cobrando por não ter feito ainda no profissional. O papel de profissionais que trabalham em volta é passar tranquilidade, dizer que ia sair no momento certo. Eu sempre dei essa colocação. Ele foi feliz, conseguiu fazer o primeiro gol no profissional. Certamente, vai ser inesquecível, principalmente porque dá a vitória para a gente.

Importância da vitória

- Vitória importante, a gente já tinha dois jogos em casa. A gente conversou muito e preparou bem a equipe. Entendia que vencer aqui era fundamental. Duas equipes difíceis, tanto CSA quanto o Bahia. Certamente, o Bahia vai estar brigando pelas primeiras colocações. Tem uma equipe com ataque rápido, perigoso. Tanto que a campanha deles até a rodada passada dava a liderança para eles, mas nossa equipe foi bem disciplinada. Teve alguns momentos no início do primeiro tempo que corremos risco. Mas soubemos, como diz a gíria: soubemos sofrer. A maioria das oportunidades do Bahia vieram em chutes de longa distância, tem bons finalizadores. Mas a equipe fez uma partida equilibrada e mereceu a vitória.



Fonte: ge