SÓCIOS DO VASCO APROVAM INCLUSÃO DA POSSIBILIDADE DA SAF NO ESTATUTO POR 3260 A 925
Sábado, 30/04/2022 - 22:27
Confira o resultado final da AGE realizada neste sábado (30/04) para alteração do estatuto do Vasco para possibilitar a inclusão da constituição de uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF):

Votantes: 4.210
Sim: 3.260
Não: 925
Abstenções: 25

Fonte: NETVASCO


Gabriel Rodrigues @gabrielcsr
Mudança estatutária aprovada por 3260 votos. 925 foram contrário. 25 abstenções. O estatuto do Vasco está adequado para a constituição da SAF. #VascoENM

Fonte: Twitter do jornalista Gabriel Rodrigues/Esporte News Mundo


Sócios do Vasco aprovam alteração estatuária para permitir constituição da SAF

Os sócios do Vasco aprovaram, em Assembleia Geral, neste sábado, a alteração estatuária que permite a constituição da Sociedade Anônima do Futebol. Em eleição híbrida, 77% dos associados foram a favor da mudança. A votação não teve relação com a proposta do grupo americano 777 Partners, que tem interesse em adquirir 70% do futebol vascaíno.

Foi uma votação expressiva. O número de sócios que participaram foi maior do que na última eleição presidencial, por exemplo, quando Jorge Salgado foi eleito. O resultado também foi uma espécie de termômetro para as próximas votações.

A maioria votou virtualmente, mas era possível participar presencialmente na Sede do Calabouço, no Centro do Rio de Janeiro. Dos 5.889 sócios que tinham direito a voto na AGE, 4.210 votaram. O placar foi o seguinte:

- Sim: 3.260 votos (77,44%)
- Não: 925 votos (21,97%)
- Abstenção: 25 votos (0,59%)

Um grupo de 20 sócios, ligados à oposição, entre eles Sergio Frias, candidato na última eleição presidencial, tentou anular a AGE. Por volta das 21h, apresentou um protesto formal à Mesa Diretora, alegando haver irregularidades na lista de votantes e desrespeito ao estatuto pela votação ser feita pela internet. A solicitação não foi aceita.

Próximos passos

Com a alteração do estatuto, o Vasco agora aguarda a proposta definitiva da 777 Partners. As partes ajustam os últimos detalhes do contrato, e a expectativa é que a oferta vinculante chegue até a segunda quinzena de maio.

Quando for apresentada, a proposta da 777 será levada para votação no Conselho Deliberativo e, caso aprovada, será convocada mais uma AGE para os sócios definirem a venda definitiva do futebol. A expectativa da diretoria administrativa é que esse processo termine até o final de junho.

Votação sem transtornos

Apesar de a AGE ter corrido risco de não acontecer, por conta de uma liminar do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro nesta que suspendia a realização a pedido de um sócio – o clube a conseguiu derrubar no início da madrugada -, a votação ocorreu sem maiores problemas.

A maioria dos sócios votou virtualmente. A empresa responsável disponibilizou seus contatos caso o associado encontrasse alguma dificuldade.

Na Sede do Calabouço, a eleição também ocorreu tranquilamente. O presidente Jorge Salgado esteve presente, assim como alguns VPs do clube. Ex-candidato à presidência do clube e um dos líderes da oposição, Leven Siano compareceu ao local para votar. Leonardo Rodrigues, ex-vice jurídico, reclamou não haver cédula em papel na votação. Além disso, formalizou protesto à Mesa Diretora sobre a segurança da votação eletrônica e a impossibilidade de alguns associados votarem por não ter telefone celular ou e-mail cadastrados no clube. Ele também foi rejeitado.



Fonte: ge


Sócios aprovam alteração no Estatuto do Vasco

Exatamente às 22h30 da noite deste sábado, dia 30 de abril, o presidente da Assembleia Geral do CRVG, Otto de Carvalho proclamou o resultado final da votação da AGE realizada nesse sábado com ampla vitória do SIM. Foram 3260 votos a favor da alteração do Estatuto, que passa a prever a criação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). 925 sócios votaram não. A porcentagem final foi de 77,44 % a favor da mudança e apenas 21,97 % de votos contra. Um total de 1691 sócios não votaram. 25 sócios de abstiveram (0,59%)

"Além de tranquilidade, o mais importante foi a participação do sócio. O Vasco sempre foi um clube democrático e estamos num momento que o sócio veio dizer o que queria. Todo o processo transcorreu com absoluta segurança e comodidade para nossos associados.", disse Otto de Carvalho.

A votação foi em clima de total tranquilidade: desde a abertura das urnas e da votação online às 10h, até o fechamento, às 22h. Todos os 192 casos relatados de problemas por quem não recebeu o SMS ou email com o link, foram prontamente resolvidos. A maioria das consultas foram feitas via Whatsapp. O presidente Jorge Salgado elogiou o processo.

"Foi um dia muito tranquilo. Essa é a nova realidade do Vasco, e a partir de agora, deve ser sempre assim. O clube deve se unir para voltarmos ao nosso lugar de direito", disse Salgado.

Do total de votos, a grande maioria preferiu votar online: 4210 votos (percentual de 93,56%) contra apenas 271 votos presenciais na Sede do Calabouço, total de 6,44 %. A eleição ficou a cargo da empresa Tafner e auditada pela The Perfect Link.



Fonte: Site oficial do Vasco