Com 9 gols em 2022, Raniel iguala seu ano mais artilheiro e engorda 'caixinha solidária'
Sexta-feira, 29/04/2022 - 10:20
Com uma carreira repleta de percalços, a maioria por problemas externos que nada tinham a ver com futebol, Raniel jogou pouco e quase não fez gols em anos recentes. Chegou ao Vasco em janeiro com status de aposta e, já em abril, parece ter feito valer a escolha do departamento de futebol e da comissão técnica. Autor de todos os gols do time na Série B do Brasileirão, o camisa 9 é o artilheiro do clube na temporada e igualou o ano mais goleador de sua carreira.

Com o gol marcado na vitória sobre a Ponte Preta na última quarta-feira, em São Januário, Raniel chegou aos nove em 2022. A única vez em que havia feito tantos gols assim foi em 2018, pelo Cruzeiro. A diferença é que, quatro anos atrás, ele precisou de 55 jogos para atingir essa marca. Este ano ele disputou apenas 18 - média de um gol a cada dois jogos.

- Isso para mim não é surpresa, é fruto do meu trabalho, de tudo que trabalhei nesse tempo que passei com lesão, na minha recuperação - afirmou o atacante.

- Tenho que agradecer bastante aos meus companheiros também. Sem eles, eu não consigo fazer gol - acrescentou em entrevista na zona mista após a vitória sobre a Ponte Preta.

Raniel desde 2018:

- 2018 (Cruzeiro) - 9 gols em 55 jogos
- 2019 (Cruzeiro e São Paulo) - 4 gols em 25 jogos
- 2020 (Santos) - 2 gols em 14 jogos
- 2021 (Santos) - 1 gol em 19 jogos
- 2022 (Vasco) - 9 gols em 18 jogos

Por conta dos números inexpressivos em temporadas recentes, Raniel foi uma aposta do departamento comandado por Carlos Brazil e da comissão técnica de Zé Ricardo. O treinador, como lembrou em entrevista coletiva após o jogo, ligou para o atacante na época das negociações e ouviu que só o que ele precisava era uma chance.

- Raniel foi um dos muitos atletas que a gente entrou em contato. Tentamos o máximo possível montar um elenco forte, mas dentro da realidade. O Raniel foi um jogador que, na primeira ligação, tive certeza de que tinha que ser jogador do Vasco. Ele falou: "Professor, só quero uma oportunidade". Está tendo e aproveitando, por tudo o que a vida ensinou para ele. Tomara que se mantenha. Além de um atleta que tenta fazer tudo o que a gente pede, é de grupo - disse o comandante.

Caixinha solidária

Cada gol marcado por Raniel significa, também, mais dinheiro no bolso dos companheiros de time que servem o camisa 9. E, agora, tem grana também para uma ação solidária.

Desde o início da temporada, Raniel prometeu pagar R$ 500 ao autor das assistências para os seus gols. E vem cumprindo a promessa à risca - lá se foram R$ 4.500, portanto. Porém, desde o Campeonato Carioca, além de transferir o dinheiro para o seu garçom, ele tem depositado o mesmo valor numa caixinha que fica no CT Moacyr Barbosa.

Ainda não se sabe exatamente o que será feito com o dinheiro da caixinha no final da temporada, se será distribuído entre os funcionários do Vasco ou revertido em cestas básicas para os moradores da Cidade de Deus, comunidade próxima ao CT, por exemplo.

- Agora tem gente para caramba torcendo (para fazer gols). Mas acho que é válido, sem eles ali a gente não funciona - comentou ele após o jogo.

O esquema no repasse mudou após o quarto gol, marcado contra o Bangu, pela sétima rodada da Taça Guanabara. Depois disso, ele fez gols com assistências de Jhon Sánchez e Nenê (duas vezes), além de uma finalização após rebote. Contra a Ponte Preta na última quarta, o passe foi de Figueiredo, que já foi cobrar o dinheiro no vestiário.

O centroavante começou a Série B numa crescente após passar quatro jogos em branco. Com a concorrência por vaga no ataque maior depois das contratações do Vasco visando a disputa da Segunda Divisão, Raniel não quer dar mole para fazer desta a melhor temporada da sua carreira. Ele volta a campo no próximo domingo, quando o Vasco enfrentará o Tombense, às 18h, em Muriaé, pela quarta rodada da Série B.



Fonte: ge