Andrey Santos: 'É um sonho realizado começar um jogo como titular e sair com a vitória'
Quinta-feira, 28/04/2022 - 13:47
Se para o atacante Raniel a partida contra a Ponte Preta significou a quebra de um recorde (veja), para um jovem oriundo das categorias de base ela ficará marcada pela realização de um sonho. Pela primeira vez desde que passou a atuar pelo profissional, o meio-campo Andrey Santos jogou em São Januário, lugar que frequenta desde 2011, ano que teve seu talento descoberto pelo Gigante da Colina.

Embora tenha estreado pela equipe principal na temporada passada, diante do Volta Redonda, pelo Campeonato Carioca, o garoto de 17 anos ainda não havia tido a oportunidade de jogar no Caldeirão. Após a partida, ao passar pela zona mista, Andrey Santos não escondeu a emoção ao ser perguntado sobre a sensação de estrear pelo time do coração em São Januário.

– Em primeiro lugar, além de agradecer a Deus, gostaria de agradecer ao grupo todo, que está bastante unido e vem me ajudando muito desde que voltei da Copinha. É um privilégio e uma honra representar essa camisa do Vasco. Estou aqui desde seis anos de idade, passei por todas categorias, São Januário é minha casa. É um sonho realizado começar um jogo como titular e sair com a vitória. Não podia ser melhor. Foi um jogo especial – afirmou o prata da casa.

O desempenho de Andrey Santos contra a Ponte Preta rendeu elogios da torcida, dos companheiros e também da comissão técnica. Na entrevista coletiva que concedeu em São Januário após o triunfo sobre a Macaca, o técnico Zé Ricardo foi questionado sobre a escolha e afirmou que o jovem tem um futuro brilhante pela frente. O comandante, porém, lembrou que o camisa 16 ainda está em processo de amadurecimento.

– O Andrey tem um potencial muito grande, parte da história do Vasco na base. Tem uma visão muito além do setor onde a bola está. Faz uma leitura muito clara de posicionamento, tem atributos técnicos. Tem que pegar o timing do profissional. Começou travado, mas ganhou confiança. Vamos com cuidado. Hoje, pela situação dos primeiros jogos, precisávamos vencer e corremos o risco. É um menino que vai dar muito retorno ao Vasco, pois tem cabeça boa e muita qualidade – declarou Zé Ricardo.

Jogador mais jovem a atuar pelo Vasco no Século 21

Apesar da pouca idade, Andrey Santos já possui marcas importantes na carreira. Além de ter convocações acumuladas para todas as categorias da base da Seleção Brasileira e somar títulos importantes no Gigante da Colina, caso da Copa do Brasil sub-20 de 2020, o jovem detém o recorde de jogador mais jovem a atuar pelo Vasco da Gama no Século 21.

A marca foi alcançada no ano passado, em 06 de março de 2021, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Na oportunidade, Andrey Santos entrou no segundo tempo contra o time da casa, em jogo válido pelo Campeonato Carioca, e fez sua estreia entre no time profissional, desbancando nomes como Talles Magno, Paulinho e Philippe Coutinho.



Fonte: Site oficial do Vasco