Judô: Vascaínos disputam competições neste fim de semana em Teresópolis
Sexta-feira, 29/04/2022 - 04:22
Honrando o apelido de "Cidade dos Festivais", Teresópolis sediará um verdadeiro festival de judô no próximo fim de semana, com dois eventos-chave do calendário de competições da FJERJ. Nos dias 30 de abril e 1 de maio, respectivamente, o Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o popular "Pedrão", será palco do Torneio Inter-Regional e da 1ª etapa do Circuito Hajime. No total, são mais de 500 judocas inscritos – 554, para ser mais preciso – de 39 clubes diferentes. A importância de um evento desta magnitude para Teresópolis foi destacada pela Secretária de Esporte e Lazer da cidade, Geovânia Ramos:

"O primeiro evento realizado pela Federação de Judô em Teresópolis nos trouxe muita alegria e superou as expectativas. Estamos muito satisfeitos em podermos realizar mais uma etapa deste lindo evento em Teresópolis, com a presença dos atletas e do público que comparece ao nosso Ginásio prestigiando esse esporte olímpico. É muito importante levar esporte e lazer aos nossos jovens e crianças. O nosso maior objetivo é disseminar o esporte através de valores como: respeito, ética, compaixão, disciplina e ainda fazendo o esporte divertido, mostrando que é possível evoluir a cada dia", disse Geovânia Ramos, que completou exaltando a relação harmônica entre Teresópolis e a FJERJ: "O presidente da Federação o Sr. Jucinei Costa, é um incentivador incansável da disseminação do Judô em todo o Estado e também em Teresópolis. Agradecemos a parceria estabelecida".

No sábado, 30 de abril, com agremiações de diferentes cidades, o Torneio Inter-Regional promoverá disputas nas categorias masculina e feminina nas classes Sênior, Sub-21 e Sub-18. Além da campeã olímpica Rafaela Silva (57kg/Flamengo), a nova geração do Time Judô Rio estará presente em Teresópolis com quatro judocas que recentemente deram espetáculo e conquistaram medalhas de ouro no Campeonato Pan-Americano/Oceania Sub-21: Maria Eduarda Diniz (63kg/Flamengo), Luana Carvalho (70kg/Umbra-Vasco), Gabriel Falcão Lira (73kg/Instituto Reação) e Kauan Santos (81kg/Flamengo).

Vale destacar que os resultados obtidos pelas agremiações da capital no Torneio Inter-Regional terão peso dobrado no Ranking Estadual e que os resultados das disputas do Sub-21 serão válidos para o Ranking Nacional desta classe. Veja abaixo a lista completa de inscritos nas classes Sênior e Sub-21 e a programação do Torneio Inter-Regional.

Torneio Inter-Regional: Inscritos Sênior

Torneio Inter-Regional: Inscritos Sub-21

Torneio Inter-Regional: Programação

O festival de judô segue no domingo, 1 de maio, com a primeira das quatro etapas do Circuito Hajime na temporada de 2022. Buscando estimular a entrada de judocas no cenário das competições, a etapa de Teresópolis do Circuito Hajime terá um aulão com atividades lúdicas para crianças de 4 a 6 anos (federadas e não federadas) e disputas nas classes Sub-9, Sub-11, Sub-13 (para federados e não federados) e Sub-15 (esta apenas para federados). Veja abaixo a programação completa da 1ª etapa do Circuito Hajime.