Feminino: Elenco do Vasco assistiu a palestra sobre racismo e machismo estruturais
Quarta-feira, 27/04/2022 - 17:31
O Setor de Responsabilidade Social e História iniciou este ano o projeto "Ciclo de Palestras" personalizado para cada modalidade esportiva. O projeto tem o objetivo de traçar diagnósticos através das anamneses realizadas pela equipe psicossocial em conjunto com a equipe de responsabilidade social, transformadas em um cronograma de palestras e dinâmicas com temáticas que permeiam o universo dos nossos atletas e seus diversos contextos sociais ao longo do ano. Os palestrantes são pessoas especialistas, convidadas de acordo com os temas trazidos em nossas entrevistas e pesquisas sociais.

Tais ações têm o objetivo de apresentar, debater, promover e trazer à reflexão ideias que estão relacionados em geral a saúde, cidadania e esporte, afim de orientar os atletas não só em sua carreira profissional, mas também em suas vidas pessoais. Dentro do projeto, que ocorre quinzenalmente, já foram realizadas dinâmicas e palestras sobre: "Gênero Trabalho e Esporte", "Corpos Emoções e Sexualidade", "Reconhecimento de Desmaios e Paradas Cardiorrespiratórias".

Na manhã desta quarta-feira (27/04), as atletas do Futebol Feminino do Vasco da Gama receberam a secretária Municipal de Políticas e Promoção da Mulher na Prefeitura do Rio de Janeiro, Joyce Trindade, no Salão dos Beneméritos, em São Januário, para uma conversa sobre "Racismo e Machismo Estruturais".

Joyce Trindade é graduada em Gestão Pública pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). A promissora jovem de 24 anos ao longo da sua trajetória interdisciplinar foi cofundadora do "Projeto Manivela" e do "Podcast Expresso 2222". Joyce também atuou como analista de redes e diversidades na "República.org", e além diss,o é conselheira e articuladora no movimento "Mulheres Negras Decidem" e colabora no "PerifaConnection".

– Para gente é fundamental criar esses espaços de diálogos, de conversa, de troca de experiências porque sabemos os desafios das mulheres se entenderem na sociedade enquanto potência que somos – disse Joyce.

Andressa Werneck, coordenadora executiva de Responsabilidade Social e História do clube, ressalta a importância de trabalharmos em rede e adianta que o ciclo de palestras começará a atuar também para colaboradores do clube em parceria com a pasta de Integridade e Compliance do Club de Regatas Vasco da Gama.

– O time da nossa pasta trabalha de forma bastante articulada, garantindo um trabalho mais efetivo junto as bases das modalidades esportivas e trazendo projetos de promoção e inovação social é muito prazeroso termos momentos de trocas como esse – declarou.



Fonte: Site oficial do Vasco