Salgueiro terá ala em homenagem ao Vasco
Sábado, 23/04/2022 - 00:40
Helio Ricardo Rainho @HelioRainho
A 17º ala do Salgueiro no desfile desta noite vai representar 'O negro e o futebol carioca', e terá Bangu e Vasco destacados no enredo.

Fonte: Twitter Helio Ricardo Rainho


DADOS SOBRE AS FANTASIAS DE ALAS

Nome da Fantasia

O Negro e o Futebol Carioca

O que Representa

O futebol aportou em terras brasileiras em 1894, trazido por Charles Miller e Oscar Cox, estudantes de classe alta que retornavam de seus estudos no Reino Unido e trouxeram bolas, chuteiras e regras na bagagem. Apesar de ser praticado pela elite branca em clubes sofisticados da cidade, o novo esporte logo ganhou popularidade, mas os negros ainda eram impedidos de participar. Em 1905, porém, um dos clubes, o Bangu Atlético Clube, fundado por ingleses, mas formado, em sua maioria, por operários da Fábrica de Tecidos Bangu, foi o primeiro no estado a escalar um atleta negro, Francisco Carregal. A "ousadia" fez com que, em 1907, a Liga Metropolitana de Football proibisse o registro de "pessoas de cor". O clube, então, optou por abandonar a Liga e não disputar o Campeonato Carioca daquele ano, atitude que tornou o Bangu um clube símbolo da luta contra o racismo no futebol brasileiro. O Clube de Regatas Vasco da Gama também entrou para a história ao conquistar o campeonato carioca de 1923, seu ano de estreia na primeira divisão, com uma equipe formada por sete atletas negros. O título despertou a ira dos rivais e os motivou a fundar a Associação Metropolitana de Esportes Atléticos (AMEA), entidade que só aceitaria o Vasco se o clube dispensasse seus atletas negros.

Diante da imposição, o presidente vascaíno, José Augusto Prestes, enviou à AMEA uma carta– conhecida como A Reposta Histórica – recusando-se à submissão e não se filiou à associação, episódio emblemático da luta contra o racismo no futebol e na sociedade. Os símbolos dos dois clubes estão presentes nas fantasias da ala, estilizadas como guerreiros que resistiram e lutaram pela presença do negro no futebol carioca. A fantasia, de estética africana, é complementada pelas bolas de futebol e pelas cores dos dois clubes: o vermelho e branco do Bangu, e o preto e branco vascaíno. Apesar de vários atletas negros terem contribuído para a conquista de muitos campeonatos e copas e para o reconhecimento do Brasil como o país do futebol, ainda hoje o racismo insiste em assombrar o esporte, um dos poucos caminhos encontrados pelos negros para sua ascensão social.

Nome da Ala

Ala Amigos que Amam o Salgueiro (Comunidade) (2003)

Responsável pela Ala

Direção de Harmonia



Fonte: Abre-alas Liesa