MP quer que o Vasco replique em São Januário o esquema de segurança utilizado no Maracanã
Sexta-feira, 22/04/2022 - 15:03
O Ministério Público do Rio indicou, em reunião no começo da semana, que a operação de segurança que hoje é realizada no Maracanã seja extendida aos estádios de São Januário e Nilton Santos. Vasco e Botafogo deverão se adequar a protocolos que foram implementados pelo Flamengo nos últimos anos, e que se tornaram referência até para a Conmebol em jogos da Libertadores.

Desde as cenas de violência em 2017, no jogo contra o Independiente, da Argentina, houve um trabalho junto ao Grupo de Ações Táticas do MP-RJ, que prevê ações de segurança como fechamento de vias, retirada de gratuidades em dias anteriores aos do jogo, entre outras . No encontro, houve participação de forças de segurança e da Federação de Futebol do Rio de JAneiro, que também teve papel importante na implementação das medidas.

Agora, a ideia é que haja ajustes no que tem sido aplicado, e um deles é fazer os mesmos cálculos sobre o efetivo de segurança e fechamento de ruas que é feito no Maracanã. No modelo criado, há simulação para medir o grau de risco de um jogo. Entre baixo, médio, alto e altíssimo. As variáveis são preenchidas em uma tabela eletrônica, e incluem rivalidade entre clubes, histórico de violência, risco de rebaixamento. Quando os dados são inseridos, o grau de risco é calculado e, a partir dele, o efetivo de segurança indicado.

O modelo seria interessante, na avaliação do MP, para orientar o efetivo no Nilton Santos e em São Januário, e evitar que as forças de segurança desloquem o seu pessoal para outras demandas da cidade, e se planeje melhor para isso. O caso de maior sucesso foi a semifinal da Libertadores de 2019, entre Flamengo e Grêmio. A Conmebol passou a presentar a operação daquele jogo em outros países para que fosse replicada. Com a pandemia, os estádios ficaram sem público, e no retorno da torcida todo esse procedimento precisava de atualização, o que tem sido feito.

Fonte: Extra Online